2020.0.1.0 PT/PT

Grandes sonhos começam com poucos crentes.

CUPRA celebra “El Clásico”.

CUPRA presta este tributo para comemorar a viagem do FC Barcelona até ao primeiro “El Clásico” em 1902. É uma verdadeira história de determinação, narrada pelo vencedor do Globo de Ouro e ator Daniel Brühl, nascido em Barcelona, que ilustra o feito histórico e os indivíduos extraordinários que iriam mudar para sempre o mundo do desporto.

Naquela época, o FC Barcelona ainda mal se tinha estabelecido como clube de futebol, tendo sido formado apenas uns anos antes por iniciativa de Joan Gamper. Fundado por amadores com base no seu amor pelo desporto, as sessões de treino aconteciam apenas quando os seus horários permitiam e não tinham sequer um campo onde jogar regularmente.

Mas os membros fundadores fizeram um esforço inigualável para cultivar o desporto. A oportunidade de participar na partida lendária, embora desafiante, era algo que não podiam desperdiçar. Seguimos alguns dos jogadores do clube: Joan Gamper, Vicenç Reig i Falomir e Alfons Albéniz i Jordana, na longa viagem que tiveram que enfrentar para chegar à capital espanhola. À sua frente estava Gamper, o respeitado fundador e capitão, que era na altura um jogador talentoso, responsável pelo primeiro golo do clube, mantendo posteriormente um impressionante recorde de golos, quer no coletivo dos jogos, quer como jogador individual. Reig era um dos membros mais queridos do clube e era de uma pequena vila em Espanha, chamada Borriol. Albéniz, nascido em Barcelona e filho do famoso compositor Isaac Albéniz, tinha apenas 16 anos e, mais tarde, seria o fundador do comité de arbitragem de Espanha e o primeiro presidente do “Comité Técnico de Árbitros”.

A viagem para a capital espanhola foi difícil. Longe de casa, estavam a jogar não num grande estádio mas numa pista de corrida de cavalos, o “Hipódromo de la Castellana”, porque o futebol ainda não era um desporto popular e levaria anos até que o primeiro estádio de futebol fosse inaugurado em Espanha. A competição era feroz. A partida foi cansativa. Mas a dedicação e o amor pelo desporto prevaleceram. O FC Barcelona voltaria orgulhoso para casa.

CUPRA e FC Barcelona partilham a determinação e a paixão que transformou os sonhos em realidade nos seus respetivos campos: A viagem triunfante do FC Barcelona para o primeiro “Clássico” e a criação do primeiro SUV híbrido plug-in da marca CUPRA, o CUPRA Formentor.