A CUPRA disputará o WTCR 2021 ao volante do CUPRA Leon Competición

 

Depois de uma temporada de 2020, marcada pela pandemia do coronavírus, em que a CUPRA manteve o seu espírito competitivo nas pistas e nas corridas virtuais, a marca está empenhada em reforçar a sua presença na World Touring Car Cup - WTCR 2021 - com dois pilotos da empresa automóvel e quatro dos seus modelos concorrentes na pista.

Os pilotos Jordi Gené e Mikel Azcona, que fazem parte da Tribo de Embaixadores CUPRA no mundo das corridas e participam no desenvolvimento de modelos de competição e de série, estarão no WTCR 2021 como membros da equipa Zengő Motorsport. A equipa húngara vai competir com quatro CUPRA Leon Competición, o novo automóvel de turismo de corrida da CUPRA que no ano passado demonstrou o seu potencial na série TCR ao vencer o campeonato TCR Itália e obter a vitória na corrida WTCR MotorLand Aragón.

Iniciar vídeo

A fórmula vencedora para o WTCR 2021

A combinação de experiência e juventude é a estratégia escolhida pela CUPRA para a edição do WTCR 2021. Com mais de 25 anos de corridas em veículos de turismo, Jordi Gené volta à competição líder da série TCR. O catalão já fazia parte da equipa que conquistou o título mundial de construtores duas vezes em 2008 e 2009, e em 2015 terminou entre os três melhores pilotos de automóveis de turismo do mundo:

"Estou muito animado por voltar a competir com a CUPRA e por fazê-lo ao lado de um piloto tão bem treinado como o Mikel. Estive envolvido no desenvolvimento do CUPRA Leon Competición, por isso sei bem do que este modelo é capaz. Vai ser uma temporada emocionante", diz Jordi Gené.

Por outro lado, o jovem piloto Mikel Azcona teve uma carreira de sucesso competindo na série TCR, e no ano passado foi o piloto com mais vitórias em corridas TCR. Em 2018 venceu o TCR Europa, e na sua primeira época no WTCR obteve a primeira vitória em Vila Real e terminou o campeonato na sexta posição. No ano passado, a Azcona juntou-se à Zengő Motorsport para disputar a temporada 2020 com um CUPRA Leon Competición, conquistando a vitória na última corrida MotorLand Aragón e terminando em sétimo na classificação geral:

"Estou muito feliz por continuar a correr mais uma temporada com a CUPRA no WTCR. Depois de dois anos na competição de veículos de turismo de alto nível com vitórias, o meu objetivo este ano é lutar pelo título mundial. Estou convencido de que correr ao lado de um piloto experiente como o Jordi será a melhor fórmula para ser competitivo e tirar o máximo proveito do CUPRA Leon Competición, um modelo preparado para este campeonato", explica Azcona. 

Além disso, o jovem piloto vai combinar a competição WTCR com a sua participação no TCR Europe 2021 com Evgenii Leonov, como parte da equipa russa Volcano Motorsport.

Uma temporada emocionante 

Os pilotos da CUPRA têm oito fins-de-semana de corrida pela frente para mostrar as suas habilidades de condução no WTCR 2021, que está programado para começar no histórico circuito alemão de Nürburgring no início de junho. O calendário de 2021 inclui eventos em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Coreia do Sul, China e Macau até ao final de novembro.

"Na CUPRA estamos convencidos de que juventude e experiência são a combinação perfeita para atingir os nossos objetivos. Jordi Gené tem grande conhecimento no mundo do turismo de corrida e Mikel faz parte da próxima geração de jovens talentos que procuram ser a força motriz da transformação. Em 2021, a CUPRA estará presente em 70 corridas programadas para esta temporada nos campeonatos e séries mundiais, continentais e nacionais do TCR. Paralelamente, continuamos com a nossa estratégia de eletrificação com a participação no Extreme E e no PURE ETCR, onde Jordi e Mikel também vão competir juntos", afirma Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operações da CUPRA.

CUPRA Leon Competición no WTCR 2021

O novo turismo de corrida, desenvolvido para competir na série TCR e em corridas de resistência ao redor do mundo, tem um motor turboalimentado de 2.0 litros capaz de produzir 340 CV às 6.800 RPM e binário de 410 Nm. Juntamente com uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades, o novo modelo de corrida da CUPRA acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h.Comparado com a geração anterior, o CUPRA Leon Competición  combina a nova carroçaria da marca e uma geometria de chassis projetada especificamente para o modelo, que reduz peso, proporciona rigidez e permite maior customização para cada equipa e piloto.

Para uma maior eficiência aerodinâmica, a CUPRA optou pela tecnologia de impressão 3D HP Multi Jet Fusion para produzir componentes mais leves que melhorem a distribuição de peso, como o módulo de controlo do volante, as entradas de ar e o arrefecimento. 

O CUPRA Leon Competición representa perfeitamente o caráter contemporâneo da marca CUPRA e o seu ADN no mundo das corridas. Mesmo antes da sua estreia nas corridas, este modelo inovador já estabeleceu novos padrões no mundo do automobilismo, pois no final de 2019 tornou-se o primeiro turismo de corrida a estar disponível para pré-reserva através de uma plataforma online. Além disso, o novo modelo fez a sua primeira aparição virtual na série CUPRA Simracing no ano passado com os embaixadores da CUPRA, Marc ter Stegen, Mattias Ekström, Jordi Gené e Mikel Azcona.