Como poupar combustível com um híbrido?

O número de híbridos em Portugal tem aumentado todos os meses, algo que é um claro sinal de que o paradigma da mobilidade baseada exclusivamente em combustíveis fósseis está a mudar no nosso país.

Seja um híbrido convencional (HEV), seja um híbrido plug-in (PHEV), para além dos benefícios fiscais que oferecem, este tipo de carros apresenta uma grande vantagem sobre os carros com motor a combustão interna: a mais racional gestão do combustível fruto da existência de um motor a gasolina ou diesel que funciona com o auxílio de um motor elétrico.

Esse é o caso dos híbridos plug-in CUPRA Formentor, Leon e Leon Sportstourer que apresentam consumos combinados entre 14,8 kWh/ 100 km e 14,9 kWh/100 km e consumos de combustível (gasolina) entre 1,1 l/100 km e 1,3 l/100 km.

Este baixo consumo deve-se, como referimos, à existência e combinação de um motor a combustão interna com um motor elétrico, em que o segundo pode ser utilizado de forma autónoma em diferentes fases da condução diminuindo, deste modo, a utilização do primeiro e otimizando o seu funcionamento.

Contudo, por maiores avanços que a tecnologia automóvel nos traga, existe sempre um fator difícil de controlar: o comportamento humano.

Tal como acontece num carro a gasolina como o CUPRA Ateca, a condução num carro híbrido (HEV ou PHEV) é um importante fator a ter em conta quando falamos em gastos de combustível, já que acelerações, travagens bruscas e pára-arrancas constantes são sorvedouros de gasolina e eletricidade.

Contudo, a suavidade ou não da condução é apenas um dos fatores a ter em conta para se poder poupar combustível num híbrido, por isso, de seguida, vamos deixá-lo com algumas dicas que lhe podem valer mais uns quilómetros de autonomia e, sobretudo, mais dinheiro no bolso.

Venha daí aprender a poupar combustível no seu carro híbrido!

 

Dicas para poupar combustível num carro híbrido (HEV e PHEV)

Conduza de forma suave e, sobretudo, constante

Apesar de no arranque e em velocidade de cruzeiro em trajetos até cerca de 60 km poder utilizar o modo elétrico do seu híbrido plug-in, a verdade é que uma condução agressiva com mudanças constantes de velocidade e acelerações bruscas, vão fazer aumentar o gasto de combustível.

O mesmo conselho é válido quando utiliza o motor a gasolina, por isso, procure conduzir sempre de forma suave e gerir a sua condução em situações de trânsito congestionado para diminuir as paragens e os arranques, e, por sua vez, poupar combustível.

 

• Aproveite ao máximo o Sistema de Travagem Regenerativa

Quer seja um híbrido convencional, quer seja um híbrido plug-in, aproveite o sistema de travagem regenerativa que equipa estes carros e que lhes permite reaproveitar a energia libertada nas travagens e/ou desacelerações para carregar o motor elétrico.

Para além de poupar energia, este sistema também ajuda a diminuir o desgaste da bateria e a prolongar a sua vida útil.

 

• Faça uma boa gestão dos modos de condução disponíveis

Como já referimos, um carro híbrido coloca à nossa disposição a possibilidade de conduzirmos em modo 100% elétrico, só com auxílio do motor a combustão ou no modo que combina os dois.

Para tirar o melhor partido destas opções e poupar combustível, escolha a altura certa para utilizá-los. Por exemplo, no arranque, estacionamento ou em trânsito lento, procure utilizar o motor elétrico, enquanto na condução em autoestrada, aconselhamos a que utilize o modo que combina os dois.

 

• Não se esqueça de fazer a devida manutenção preventiva

Diz a sabedoria popular que mais vale prevenir do que remediar e este adágio não poderia ser mais correto quando falamos de carros de uma forma geral e dos híbridos em particular.

Para que o desempenho do seu híbrido seja sempre o melhor, certifique-se que cumpre o programa de manutenção estipulado e recomendado pelo fabricante. Apesar das peças ligadas ao motor elétrico do carro terem um longo período de vida, no caso do motor a combustão interna, é importante fazer sempre revisões periódicas que devem incluir a substituição de filtros, velas e óleo.

 

• Calibre a pressão dos pneus do seu carro

Híbrido ou não, circular com pneus demasiado cheios ou demasiado vazios vão fazê-lo gastar mais combustível e colocar em causa a estabilidade do carro.

Assim, de forma regular, verifique a pressão dos pneus do seu automóvel e, no caso de esta se encontrar abaixo ou acima do recomendado pelo fabricante, proceda à sua correção. Isto fará com que reduza o atrito e gaste menos combustível.

 

• Não carregue em demasia o seu carro híbrido

Transportar cargas pesadas vai afetar a performance do seu híbrido, uma vez que o veículo irá exigir um maior gasto de energia/combustível para se poder mover.