Como poupar combustível com um híbrido?

Como poupar combustível com um híbrido?
Como poupar combustível com um híbrido?
Como poupar combustível com um híbrido?

O número de híbridos em Portugal tem aumentado todos os meses, algo que é um claro sinal de que o paradigma da mobilidade baseada exclusivamente em combustíveis fósseis está a mudar no nosso país.

Seja um híbrido convencional (HEV), seja um híbrido plug-in (PHEV), para além dos benefícios fiscais que oferecem, este tipo de carros apresenta uma grande vantagem sobre os carros com motor a combustão interna: a mais racional gestão do combustível fruto da existência de um motor a gasolina ou diesel que funciona com o auxílio de um motor elétrico.

Esse é o caso dos híbridos plug-in CUPRA Formentor, Leon e Leon Sportstourer que apresentam consumos combinados entre 14,8 kWh/ 100 km e 14,9 kWh/100 km e consumos de combustível (gasolina) entre 1,1 l/100 km e 1,3 l/100 km.

Este baixo consumo deve-se, como referimos, à existência e combinação de um motor a combustão interna com um motor elétrico, em que o segundo pode ser utilizado de forma autónoma em diferentes fases da condução diminuindo, deste modo, a utilização do primeiro e otimizando o seu funcionamento.

Contudo, por maiores avanços que a tecnologia automóvel nos traga, existe sempre um fator difícil de controlar: o comportamento humano.

Tal como acontece num carro a gasolina como o CUPRA Ateca, a condução num carro híbrido (HEV ou PHEV) é um importante fator a ter em conta quando falamos em gastos de combustível, já que acelerações, travagens bruscas e pára-arrancas constantes são sorvedouros de gasolina e eletricidade.

Contudo, a suavidade ou não da condução é apenas um dos fatores a ter em conta para se poder poupar combustível num híbrido, por isso, de seguida, vamos deixá-lo com algumas dicas que lhe podem valer mais uns quilómetros de autonomia e, sobretudo, mais dinheiro no bolso.

Venha daí aprender a poupar combustível no seu carro híbrido!

Dicas para poupar combustível num carro híbrido (HEV e PHEV)

Conduza de forma suave e, sobretudo, constante

Apesar de no arranque e em velocidade de cruzeiro em trajetos até cerca de 60 km poder utilizar o modo elétrico do seu híbrido plug-in, a verdade é que uma condução agressiva com mudanças constantes de velocidade e acelerações bruscas, vão fazer aumentar o gasto de combustível.

O mesmo conselho é válido quando utiliza o motor a gasolina, por isso, procure conduzir sempre de forma suave e gerir a sua condução em situações de trânsito congestionado para diminuir as paragens e os arranques, e, por sua vez, poupar combustível.

• Aproveite ao máximo o Sistema de Travagem Regenerativa

Quer seja um híbrido convencional, quer seja um híbrido plug-in, aproveite o sistema de travagem regenerativa que equipa estes carros e que lhes permite reaproveitar a energia libertada nas travagens e/ou desacelerações para carregar o motor elétrico.

Para além de poupar energia, este sistema também ajuda a diminuir o desgaste da bateria e a prolongar a sua vida útil.

• Faça uma boa gestão dos modos de condução disponíveis

Como já referimos, um carro híbrido coloca à nossa disposição a possibilidade de conduzirmos em modo 100% elétrico, só com auxílio do motor a combustão ou no modo que combina os dois.

Para tirar o melhor partido destas opções e poupar combustível, escolha a altura certa para utilizá-los. Por exemplo, no arranque, estacionamento ou em trânsito lento, procure utilizar o motor elétrico, enquanto na condução em autoestrada, aconselhamos a que utilize o modo que combina os dois.

• Não se esqueça de fazer a devida manutenção preventiva

Diz a sabedoria popular que mais vale prevenir do que remediar e este adágio não poderia ser mais correto quando falamos de carros de uma forma geral e dos híbridos em particular.

Para que o desempenho do seu híbrido seja sempre o melhor, certifique-se que cumpre o programa de manutenção estipulado e recomendado pelo fabricante. Apesar das peças ligadas ao motor elétrico do carro terem um longo período de vida, no caso do motor a combustão interna, é importante fazer sempre revisões periódicas que devem incluir a substituição de filtros, velas e óleo.

• Calibre a pressão dos pneus do seu carro

Híbrido ou não, circular com pneus demasiado cheios ou demasiado vazios vão fazê-lo gastar mais combustível e colocar em causa a estabilidade do carro.

Assim, de forma regular, verifique a pressão dos pneus do seu automóvel e, no caso de esta se encontrar abaixo ou acima do recomendado pelo fabricante, proceda à sua correção. Isto fará com que reduza o atrito e gaste menos combustível.

• Não carregue em demasia o seu carro híbrido

Transportar cargas pesadas vai afetar a performance do seu híbrido, uma vez que o veículo irá exigir um maior gasto de energia/combustível para se poder mover.

As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

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