Leon e-Racer

Novo Leon Competición

Quanto dura uma bateria de um carro elétrico?

Os portugueses estão cada vez mais convencidos dos benefícios da mobilidade sustentável. Isto é facilmente comprovável pelo número de automóveis elétricos vendidos entre janeiro e julho de 2023, já que, de acordo com os dados da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), no período em análise, venderam-se mais de 21 mil carros 100% elétricos, um número que ultrapassa todas as unidades vendidas durante o ano de 2022.

Para além da maior consciência ambiental, esta corrida aos carros elétricos está diretamente ligada aos apoios financeiros à aquisição, benefícios fiscais, preço dos carregamentos e à autonomia que este tipo de veículos oferece.

Se os apoios financeiros dependem do Estado, no centro da poupança com o combustível encontramos a bateria, elemento nuclear de qualquer carro 100% elétrico. Apesar da sua importância, existe ainda algum desconhecimento em relação à forma como funciona a bateria de um carro elétrico e, sobretudo, sobre qual é a sua duração.

Para que não lhe restem dúvidas sobre a duração da bateria de carro elétrico, explicamos-lhe tudo já de seguida.

 

Duração da bateria de carro elétrico

Por norma, as baterias dos carros 100% elétricos são maiores e têm maior capacidade de armazenamento do que as baterias que equipam híbridos convencionais ou híbridos plug-in, uma vez que todo o andamento e performance irá depender delas.

Para referência, é útil dizer que a capacidade da bateria de uma viatura elétrica (constituída por conjuntos de células que se agrupa em módulos conectados em série entre si) é medida em quilowatt-hora (kWh). Tal como acontece com um carro com motor de combustão interna em relação aos litros de gasolina ou diesel que tem no deposito, quanto maior forem os kWh acumulados na bateria, maior será a autonomia do veículo elétrico. Em termos mais simples, uma capacidade de 100 kWh acumulados permitem que uma bateria forneça 100 kW ao carro durante o período máximo de uma hora.

Outra coisa que deverá saber é que em utilização normal, a bateria deve ser carregada entre o mínimo de 20% e o máximo de 80%, já que isto fará com que o desgaste seja menor, aumentando a longevidade da bateria.

Convém, no entanto, referir que, atualmente, é normal as marcas introduzirem uma reserva de bateria que garante que quando a autonomia atinge o zero, ainda exista uma percentagem de bateria restante.

Feita esta pequena apresentação do modo de funcionamento da bateria de um carro elétrico, chegou a hora de nos concentrarmos na sua duração.

Por norma, no que diz respeito ao item "duração", urge dizer que as baterias vêm com uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros, valendo aquele que seja atingido primeiro.

Esse é o caso do CUPRA Born, um modelo 100% elétrico, que dispõe de uma autonomia de até 552 km.

Tal como acontece com outros componentes de um automóvel, seja ele elétrico ou não, ao longo do tempo a bateria vai perdendo capacidade de armazenamento e duração da autonomia.

Neste sentido, um estudo da Geotab acaba por nos dar algumas pistas indicando-nos que, em média, a bateria de um carro elétrico perde cerca de 2,3% da sua capacidade por ano, o que acabará por se traduzir, por exemplo, na perda de 5,4 km de autonomia ao longo de um ano no caso de um automóvel com autonomia de 241 km.

Não há, como sublinhamos, nada de estranho nisto, é apenas a degradação natural a acontecer. Falamos em média, mas os fatores que condicionam a durabilidade da bateria de carro elétrico são múltiplos e podem acelerar ou retardar a perda de autonomia.

Entre estes fatores contam-se:

- A utilização excessiva de carregamentos rápidos;

- As condições climatéricas a que a bateria está exposta diariamente;

- O carregamento com corrente elétrica elevada;

- Funcionamento do automóvel com a bateria acima de 80% ou abaixo de 20%.

Assim, através do cálculo de todas estas variáveis, teremos a duração aproximada da bateria do nosso carro 100% elétrico que, por norma, nos é dada pelo SOH (State of Health, em inglês) - indicador que mede a quantidade de energia que a bateria pode fornecer ao motor em cada momento da sua vida útil.