AS VÁRIAS COMPETIÇÕES DE AUTOMOBILISMO

CUPRA Automobilismo
CUPRA Automobilismo
CUPRA Automobilismo

O automobilismo, ou corridas de carros, como é vulgarmente conhecido, é um dos desportos mais populares do mundo, assim como aquele em que o mercado de compra é mais competitivo. Estas corridas começaram praticamente ao mesmo tempo que iam sendo construídos os primeiros carros.

A primeira competição foi organizada em França em 1894, e ficou na história como a primeira competição de carros sem cavalos. Jules-Albert de Dion foi o primeiro vencedor desta corrida de automobilismo e demorou 6 horas e 48 minutos a chegar ao destino, a uma velocidade média de 19km/h.

O Automobilismo e a CUPRA

Nas últimas décadas a tecnologia dos carros de automobilismo evoluiu bastante, passando o seu futuro pelas corridas de carros elétricos. Com este mote, a presença CUPRA com dois modelos distintos assenta em diferentes pilares:

CUPRA Leon e-Racer

O CUPRA e-Racer foi o primeiro carro de turismo 100% elétrico no mundo, apresentado como concept car no Geneva Motorshow em 2018. Com um motor elétrico de 300kW e uma potência contínua de 408cv e atingindo picos de 500 kW, ou seja, 680cv, este automóvel veio revolucionar o automobilismo elétrico.

  • Zero emissões. Ser o primeiro carro de competição 100% elétrico.
  • Silencioso. O CUPRA Leon e-Racer atinge os 680 CV e atinge 12.000RPM em 1:5,6.
  • Performance. Em 3 segundos vai dos 0 aos 100.
  • Pode atingir velocidades de até 270km/h.
  • Autonomia. 4 motores alimentados por 6.072 baterias.
  • Tecnologia avançada. O ecrã tátil permite ao piloto aceder ao monitor e transferir dados relevantes relacionados com o desempenho do carro.

CUPRA Leon Competición

  • Tecnologia. Motor 2.0 TSI 340 CV e turbo de alto desempenho no CUPRA Leon Competición.
  • Design. Produção de peças com melhor aerodinâmica e menor coeficiente de arrasto nas entradas de ar.
  • Performance. Caixa de 6 velocidades sequencial mais rápida. Atinge 265km/h e 410Nm de binário.
  • Sistema de travagem. Combinação de discos ventilados e maciços.

Automobilismo: Corridas CUPRA

O legado CUPRA nas competições de automobilismo tem sido bem-sucedido, participando em vários campeonatos em diferentes partes do mundo.

Defendendo a bandeira da mobilidade elétrica, o seu automobilismo passou também a integrar corridas de veículos elétricos: ETCR e Extreme E. Saiba as diferentes corridas de carros elétricos, e não só, onde a CUPRA tem marcado presença ao longo dos últimos anos.

Extreme-E

A Extreme-E é uma competição internacional de carros elétricos nos locais mais remotos do mundo e que, pela primeira vez junta pilotos masculinos e femininos. Realizada em 5 locais: deserto, glaciar, oceano, ártico e floresta tropical, a Extreme-E tem como objetivo consciencializar sobre as mudanças climáticas.

Além do automobilismo, a Extreme-E tem também um projeto, Legacy, que pretende oferecer suporte social e ambiental aos locais onde as corridas são realizadas.

Os carros CUPRA foram os primeiros elétricos a anunciar a participação nesta corrida.

Pure ETCR

Este é um novo campeonato de automobilismo promovido pela Eurosport Events. A CUPRA está presente nesta competição que adota o conceito ETCR, corridas de veículos totalmente elétricos.

Em 2021, a CUPRA venceu esta corrida com o e-Racer, que se tornou o automóvel a vencer o primeiro campeonato do mundo de veículos de turismo 100% elétricos.

WTCR

A WTCR, World Touring Car Cup, é o auge das corridas de carros de turismo. A competição da Taça do Mundo de Automobilismo da FIA é um campeonato internacional de carros de turismo promovido pela Eurosport. A primeira edição foi em 1987 e desde então a corrida adotou vários formatos de prova.

Fontes: CUPRA Official, Razão Automóvel

As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

As Opções de Financiamento apresentadas na presente página e/ou Seguros fornecidos pelas companhias de seguros a identificar no processo de contratação são da exclusiva responsabilidade da marca registada e licenciada "VOLKSWAGEN Financial Services" (Financiamento e Seguros através do Volkswagen Bank GmbH - Sucursal em Portugal | C.R.C Amadora, sob o NUPC 980463653 | Representação Permanente de Volkswagen Bank GmbH, com sede na Rua Gifhorner Strasse, 57, 38112 Braunschweig, Alemanha, C.R.C do Tribunal de Braunschweig sob o nº HTB1819 | Mediador de Seguros (agente) registado na ASF sob o nº D-HNQM-UQ9MO-22 |. Renting e Serviços de Mobilidade através da Volkswagen Renting Unipessoal, Lda. C.R.C Cascais sob o NUPC 507850149, capital social 435.000,00 Euros. A SIVA - SOCIEDADE DE IMPORTAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, S.A., encontra-se devidamente licenciada e registada como intermediária de crédito a título acessório junto do Banco de Portugal sob o n.º 6651, mediante contrato de vinculação, não exclusivo, celebrado com o Volkswagen Bank Gmbh - Sucursal em Portugal. Para mais informações aqui.

A autonomia precisa do automóvel varia consoante diversos fatores, que incluem a rota, condições meteorológicas, peso do veículo (ocupantes + bagagem), condições e antiguidade da bateria, equipamento opcional (jantes, pneus, etc.), a utilização de sistemas periféricos de consumo de energia como o aquecimento, ar condicionado e bancos aquecidos, assim como o seu estilo de condução. A autonomia indicada é um valor provisório e foi calculado de acordo com a norma WLTP, que estabelece condições de teste padronizadas aplicáveis a todos os fabricantes automóveis. Desta forma garante-se que os valores calculados de acordo com esta norma são comparáveis para todos os veículos.