Carpooling: o que precisa de saber sobre esta alternativa sustentável

Carpooling: o que precisa de saber sobre esta alternativa sustentável
Carpooling: o que precisa de saber sobre esta alternativa sustentável
Carpooling: o que precisa de saber sobre esta alternativa sustentável

A luta por um mundo melhor e mais sustentável tem conhecido inúmeros capítulos. O mais recente chama-se Carpooling e tem por objetivo simplificar a mobilidade, sobretudo em contexto urbano, e proteger o meio-ambiente.

O que é, como funciona e quais as vantagens? É o que vamos descobrir já de seguida.

O que é o Carpooling?

Quem tenta entrar de carro no Porto ou em Lisboa durante a semana para trabalhar ou estudar depara-se, constantemente, com enormes filas e carros com apenas uma pessoa lá dentro: o condutor.

Para além do tempo perdido no trânsito, a multiplicação de carros nas estradas gera uma enorme emissão de gases de efeito de estufa, nomeadamente CO2, que, por sua vez, têm um impacto tremendo sobre a nossa saúde e meio-ambiente.

É neste momento que entra em cena o Carpooling. Na prática, esta prática mais não é do que a partilha do seu carro e despesas de uma viagem com outros passageiros que sigam o mesmo trajeto diariamente ou se dirijam para o mesmo local (viagem de férias, por exemplo).

Esta "boleia" ou "partilha de carro" acontece, não na berma da estrada, mas através do canal digital, já que esta partilha é publicada e requisitada via smartphone, PC ou tablet ligado à Internet.

Para além de ajudar a diminuir o número de carros e, consequentemente, a emissão de gases de efeito de estufa, o Carpooling vai permitir-lhe poupar em combustível e portagens, uma poupança que será ainda maior se o seu automóvel for híbrido ou elétrico como é o caso dos novos modelos da gama CUPRA Born, Formentor, Leon ou Leon Sportstourer, ou vier equipado com tecnologia que lhe possibilite retirar um maior aproveitamento do combustível fóssil disponível, como é o caso do CUPRA Ateca.

Como funciona o Carpooling?

Como referimos, a publicação do seu anúncio de Carpooling e a requisição deste serviço acontece via Internet. Este processo pode acontecer de forma informal através de uma conta ou grupo nas redes sociais ou de forma mais formal através de uma das muitas aplicações de Carpooling que atuam em Portugal.

Seja de forma mais informal ou formal, o processo é extremamente simples e intuitivo. No processo de Carpooling entra a pessoa que disponibiliza a viatura e publica o trajeto que faz ou pretende fazer, o condutor, e as pessoas que desejam usufruir dessa "boleia", os passageiros.

No caso de uma aplicação, condutor e passageiros têm, primeiramente de se inscrever na plataforma. Após a inscrição, os passageiros procuram a oferta que vá ao encontro das suas necessidades e entram em contacto com o condutor de modo a acertarem detalhes sobre o percurso, horário ou custos, por exemplo.

Em Portugal, como já sublinhamos, existem uma série de aplicações de Carpooling ao dispor de condutores e passageiros de norte a sul do país, entre as quais se destacam a BlaBlaCar, a Deboleia, a Boleia.net e CarpoolWorld. Caso pretenda partilhar ou usufruir de carro numa viagem para além das fronteiras nacionais, também existe a aplicação Europe Carpooling.

Em média, apesar de existirem variações de preço de condutor para condutor, uma viagem em Carpooling entre o Porto e Lisboa pode custar entre 12€ e 15€ ao passageiro e uma viagem entre Faro e Lisboa entre 10€ e 15€.

Tal como os grupos públicos no Facebook, rede social por excelência para esta procura, estas aplicações facilitam a partilha de carro e aumentam o leque de potenciais passageiros.

Vantagens do Carpooling

Podemos dividir as vantagens em dois grupos: ambientais e económicos/pessoais.

Do lado das vantagens ambientais, temos:

• Diminuição do número de carros a circularem nas estradas;

• Redução da emissão de gases de efeito de estufa, como é o caso do CO2;

• Cidades mais limpas e amigas do peão.

Já do lado das vantagens económicas/pessoais, temos:

• Diminuição dos gastos com combustível;

• Diminuição dos gastos com portagens;

• Redução do tempo de deslocação (menos carros na estrada, menos engarrafamentos);

• Redução das despesas com manutenção do carro ou passes mensais de transporte;

• Viagens menos solitárias e oportunidade para partilhar histórias e experiências com outras pessoas.

Notas:

Aquando da procura de Carpooling, preste uma particular atenção, especialmente se o fizer através das redes sociais, à partilha de dados pessoais sensíveis e procure garantir sempre a veracidade do perfil de quem se presta a partilhar o carro ou pretende ser seu passageiro.

Neste domínio da Segurança, aconselha-se a que utilize o sistema de classificação do serviço que as aplicações colocam ao dispor dos utilizadores e entregue os dados da viagem que se apresta para fazer com alguém de confiança.

Fontes: e-konomista

As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

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