Leon e-Racer

Novo Leon Competición

Postos de carregamento: as diferenças entre PCN e PCR?

Os postos de carregamento para automóveis elétricos já são conhecidos pelos condutores do carro 100% elétrico CUPRA Born e do CUPRA Formentor, automóvel com versão híbrida Plug-In. Mas o que muitos podem não saber é o que são postos de carregamento PCN ou PCR e quais as suas principais diferenças.

Passamos a explicar. Em Portugal, existem dois tipos de carregamento para carros elétricos: os postos de carregamento normal (PCN) e os postos de carregamento rápido (PCR). Fique a perceber as suas principais diferenças.

 

Postos de Carregamento: o que são

O aumento de postos de carregamento no nosso país é notório, sendo Portugal o 4º país da EU com mais postos de carregamento numa rede que incluí mais de 5000 postos.

Estes postos de carregamento são infraestruturas que permitem o carregamento de baterias dos veículos elétricos. Encontram-se distribuídos, normalmente, na via pública ou em espaços privados com acesso público como supermercados, áreas de serviços, hospitais e empresas.

Além dos PCN e PCR, existem ainda os postos de carregamento super-rápido e ultrarrápido.

 

Posto de carregamento normal (PCN)

Os PCN possuem pontos de carregamento que transfere eletricidade para os automóveis elétricos numa potência até 22kw. Este tipo de carregamento é semelhante ao carregamento em casa e disponibiliza potências entre os 3,7kW e os 22kW.

Inicialmente o seu uso era gratuito, no entanto, atualmente existem postos de carregamento normal pagos.  Ainda assim os valores médios de carregamento PCN encontram-se nos 3 cêntimos/minuto.

Já o tempo de carregamento depende do seu veículo e da própria bateria, apesar disso um carregamento completo pode variar entre 1h a 8h consoante a potência seja baixa ou alta. Exemplificando, se quiser carregar 50% da bateria no seu CUPRA Born de 58kWh, isto é, 29kWh, num PCN, é previsto que demore cerca de 2 horas e 38 minutos (29kWh:11kW=2, 38).

 

Posto de carregamento rápido (PCR)

Os PCR são locais de carregamento com alta potência, acima de 22kW. Contrariamente ao PCN, estes postos não são gratuitos e o custo deve rondar os 40 cêntimos/kWh ou 16 cêntimos por minuto.

O tempo de carregamento será inferior, uma vez que por usar potência elevada conseguirá carregar o seu automóvel elétrico num período até 30 minutos. Usando o exemplo anterior, se quiser carregar 50% da bateria do seu CUPRA Born, num PCR demorará certa de 19 minutos.

 

Posto de carregamento super-rápido e ultrarrápido

Os pontos de carregamento super-rápido e ultrarrápido encontram-se maioritariamente em autoestradas. Se os pontos de carregamento super-rápido obtém uma potência entre 100 a 150 kW, nos postos de carregamento ultrarrápido a potência vai de 160kW aos 360kW.

Estes postos ainda existem em números muito reduzidos no nosso país, mas significa um carregamento de 80% de autonomia em cerca de 10 minutos no carregamento super-rápido e de 5 minutos num posto de carregamento ultrarrápido.

 

3 Passos para usar um Posto de Carregamento Elétrico

1. Proceda ao registo e às autorizações burocráticas associadas aos postos de carregamento elétrico.

2. Dirija-se a um posto de carregamento, selecione o carregamento a efetuar e escolha a tomada. Deve ligar a tomada ao seu carro para iniciar o período de carregamento.

3. Termine o abastecimento no posto elétrico. Desligue a tomada e volte à sua viagem.

 

Carregamento em casa

Pode ainda considerar a possibilidade de carregar o seu carro elétrico em casa, com a solução técnica wallbox, disponível com 3,6kW, 7,4kW ou 11kW de potência. Uma vez que as tomadas habituais de casa não são indicadas para funcionarem com esta gama de potências de carregamento, recomendamos a leitura do artigo sobre carregador elétrico e a sua instalação em casa.

Existe disponível também uma solução de carregamento portátil de 3 a 22kW de potência, para um carregamento mais rápido e seguro em qualquer lugar, pois este carregador pode ser utilizado em qualquer tipo de tomada elétrica, seja ela doméstica, industrial, monofásica ou trifásica. A corrente de carga é regulável quer nos próprios botões do carregador, quer muito comodamente pela aplicação para o seu telemóvel (Bluetooth e Wifi).

Conte com todas as novidades CUPRA e dicas para os seus automóveis através do Nosso ADN.