Como funciona o carregador elétrico?

CUPRA Automobilismo
CUPRA Automobilismo
CUPRA Automobilismo

Pode carregar o seu veículo elétrico de duas formas: em sua casa ou em locais públicos apropriados. A instalação e utilização do carregador elétrico em casa pode suscitar algumas dúvidas, por essa razão a CUPRA explica-lhe os pontos que deve ter em consideração antes de comprar a sua wallbox.

O que precisa para instalar o seu carregador elétrico?

Existem dois equipamentos essenciais para instalar e carregar o seu automóvel elétrico em casa:

  • Tomada monofásica ou trifásica (Corrente alterna)

O tempo de carregamento com uma tomada convencional, industrial ou trifásica depende da potência máxima de carregamento da viatura e da potência contratada. Todos os motores trabalham em corrente alterna. Os carros híbridos Plug-in só podem ser carregados em corrente alterna, ou seja, não carregam em corrente contínua. Pode ligar diretamente o cabo de carregamento do carro às tomadas convencionais, mas o tempo de carregamento será longo.

  • Wallbox

Solução mais eficiente e prática para carregar carros em casa. Utiliza toda a potência disponível de forma normalizada e segura, com o objetivo de diminuir o tempo de carregamento. É compatível com todos os carros elétricos, podendo ser usado em instalação monofásicas ou trifásicas.

Instalação de carregadores elétricos: o que ter em conta?

Se vive numa moradia sabe que tem a vida muito facilitada quando falamos na instalação de carregadores elétricos em casa. Quando se vive em apartamentos existem duas opções:

  • Se a sua garagem é individual (as conhecidas boxes) o quadro elétrico está associado ao seu apartamento e desta forma é fácil também realizar o carregamento.
  • Se a garagem do seu prédio é coletiva pode ter algumas complicações, ainda assim, existem diferentes soluções:

- Deve começar por informar a administração do condomínio. A lei é explicita, pode realizar a instalação, no entanto deve avisar, por escrito, 30 dias antes de proceder à mesma.

- Informe-se sobre a capacidade energética da garagem.

- Se é o único condómino que pretende instalar um carregador elétrico, comprometa-se a acertar, mensalmente, os custos associados ao carregamento com o condomínio. Assim previne acusações dos vizinhos pagarem parte da sua mobilidade.

- Em alternativa, já existem soluções para condomínios, como a Moon Wallbox Community, que lhe permite carregar em casa e faturar na empresa.

A wallbox da CUPRA é montada na parede e através da corrente alternada, em modo monofásico ou trifásico, aumenta a velocidade com que a energia é fornecida ao automóvel, diminuindo o tempo de carregamento.

O que saber antes de instalar o carregador elétrico doméstico

Alguns pontos importantes a saber para a instalação de carregador de carros elétricos:

  • O adaptador para ligar a tomadas comuns fornecidas com o veículo (10A) é suficiente para proporcionar 100km de autonomia durante a noite.
  • Se optar pela tarifa bi-horária pode obter um custo inferior a 2€/100km. Pode verificar junto do seu operador se existe alguma tarifa mais baixa para carregador de carros elétricos.
  • Para carregadores portáteis e fixos com intensidade superior a 16A o circuito elétrico é delicado e a instalação deve ser feita por profissionais.

Carregador de carros elétricos públicos

Os postos de carregamento públicos são úteis para carregar o carro enquanto trabalha, vai às compras ou quando ainda não fez a instalação de carregador doméstico ou Wallbox.

As potências dos carregadores na via pública em corrente alternada têm até 22kW de potência. Estes pontos são adequados para veículos elétricos e híbridos.

Existem também os postos de carregamento rápidos, em corrente contínua com até 50kW (carregamento rápido) ou com mais de 50 kW de potência (carregamento HPC, ultra-rápido). Estes pontos são adequados para veículos elétricos, em situações que não se pode esperar.

Carregar o automóvel elétrico na rua pode ser muito vantajoso a meio de uma viagem longa, por esta razão a instalação de postos de carregamento na via pública tem vindo a aumentar.

Antes de planear uma viagem conheça o mapa de carregadores elétricos e planeie as pausas que pode fazer enquanto o seu veículo carrega.

Carregar o automóvel elétrico em casa compensa?

Sim. O carregador elétrico em casa compensa, sobretudo no que diz respeito ao conforto e comodidade para o utilizador, mas também no custo do carregamento.

A autonomia do seu veículo depende da potência da bateria, ainda assim, carregar o carro em casa descomplica o processo de carregamento. O carregador elétrico permite um carregamento contínuo sempre na mesma fonte, maior e melhor gestão de tempo e tem benefícios para uma vida útil e prolongada da bateria. Com uma Wallbox de carregamento instalada em casa, não é preciso esperar pela reserva e podemos sair de casa todos os dias com o carro carregado.

Boas práticas de carregamento:

  • Rotinas de carregamento - programar no sistema de infotenimento do seu CUPRA rotinas de carregamento. Estas rotinas estão associadas a uma localização.
  • Evite carregar a 100% a bateria do seu CUPRA. A carga deve estar sempre compreendida entre os 20% e os 80%, diminuindo assim os ciclos de desgaste.
  • Evite as cargas rápidas.
  • Evite as acelerações "a fundo".
  • Utilize as regenerações.
  • A utilização ideal de um híbrido Plug-In é no modo elétrico.

Saiba mais informações acerca do modelo elétrico CUPRA Born e modelo híbrido CUPRA Formentor aqui!

As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

As Opções de Financiamento apresentadas na presente página e/ou Seguros fornecidos pelas companhias de seguros a identificar no processo de contratação são da exclusiva responsabilidade da marca registada e licenciada "VOLKSWAGEN Financial Services" (Financiamento e Seguros através do Volkswagen Bank GmbH - Sucursal em Portugal | C.R.C Amadora, sob o NUPC 980463653 | Representação Permanente de Volkswagen Bank GmbH, com sede na Rua Gifhorner Strasse, 57, 38112 Braunschweig, Alemanha, C.R.C do Tribunal de Braunschweig sob o nº HTB1819 | Mediador de Seguros (agente) registado na ASF sob o nº D-HNQM-UQ9MO-22 |. Renting e Serviços de Mobilidade através da Volkswagen Renting Unipessoal, Lda. C.R.C Cascais sob o NUPC 507850149, capital social 435.000,00 Euros. A SIVA - SOCIEDADE DE IMPORTAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, S.A., encontra-se devidamente licenciada e registada como intermediária de crédito a título acessório junto do Banco de Portugal sob o n.º 6651, mediante contrato de vinculação, não exclusivo, celebrado com o Volkswagen Bank Gmbh - Sucursal em Portugal. Para mais informações aqui.