A celebração do terceiro aniversário da CUPRA deu inicio a uma nova era com o CUPRA Born

Martorell, 22-02-2021 - A CUPRA entra numa nova era. Três anos depois do seu lançamento em Terramar, a marca automóvel enfrenta 2021 como o ano de transformação da empresa, mostrando ao mercado que a eletrificação e o rendimento são uma combinação perfeita através das suas seis variantes híbridas plug-in e do primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born.

Na celebração do terceiro aniversário, a Tribo CUPRA invadiu a plataforma virtual da CUPRA e-Garage para desvendar os planos futuros num evento digital que contou com a participação de ilustres visitantes como os embaixadores Marc ter Stegen e Fernando Belasteguín, os pilotos Mattias Ekström, Jordi Gené e Mikel Azcona, e o coprodutor executivo Vince Gerardis de Guerra dos Tronos.

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CUPRA está aqui para ficar

O presidente da CUPRA, Wayne Griffiths, abriu o evento dizendo: "A CUPRA surpreendeu todos nestes três anos e até continuou a crescer durante a pandemia. Estes grandes resultados dão-nos otimismo para encarar 2021 com mais força: este ano, queremos duplicar o volume de vendas de 2020 e alcançar um mix de 10% do volume total da empresa."

Desde a sua criação em 2018, a CUPRA superou todas as expetativas iniciais ao vender 65.000 unidades, crescendo a um ritmo de dois dígitos. Depois do lançamento de uma gama de produtos novos e com a introdução do seu primeiro modelo especificamente desenvolvido para a marca, o Formentor, a CUPRA acelerou o seu crescimento e em janeiro de 2021 tornou-se a marca com maior crescimento, além de somar o segundo mês consecutivo com recorde de vendas. 

2021 com três pilares estratégicos

Para alcançar os objetivos do ano em curso, a estratégia da CUPRA assenta em três pilares: impulsionar a gama de produtos rumo à eletrificação, implementar uma nova estratégia de distribuição para fortalecer a presença global e continuar a construir o universo da marca através de novas experiências.

A eletrificação será a chave do crescimento da CUPRA em 2021. Com as seis variantes híbridas do CUPRA Leon e do CUPRA Formentor no mercado, acompanhadas do CUPRA Ateca, a marca aspira a fortalecer a sua presença na Europa, acedendo aos mercados mais eletrificados, como a Noruega e os Países Baixos. A marca tem como objetivo conseguir que 50% das vendas totais do Formentor sejam versões híbridas plug-in. Além disso, a CUPRA quer expandir a sua presença nos mercados internacionais, como o México, Israel e Turquia.

Para completar a gama com oito motorizações do seu primeiro modelo exclusivo, a empresa apresentou o CUPRA Formentor VZ5, uma versão especial e limitada com 390CV, de que se produzirão 7.000 unidades. O vice-presidente executivo para a Investigação e Desenvolvimento, Dr. Werner Tietz, afirmou: "O CUPRA Formentor VZ5 é a expressão máxima do rendimento da combustão para os amantes do fenómeno automóvel. Com o VZ5 conseguimos algo que muitos pensaram não conseguirmos. Este veículo é a joia da coroa e um dos melhores exemplos do elo entre o veículo e a estrada, algo que os nossos pilotos Mattias Ekström e Jordi Gené nos ajudaram a conseguir". Além de Ekström e Gené, o piloto espanhol Mikel Azcona foi confirmado como o terceiro membro da equipa da marca para o PURE ETCR, a primeira competição de automóveis de turismo elétricos de sempre.

CUPRA Born: o início de uma nova era

O lançamento do CUPRA Born, o nome do modelo de série que rende homenagem ao bairro de Barcelona que inspirou a sua criação, assume a importância de transformar a empresa, e, nas palavras de Wayne Griffiths: "O CUPRA Born mudará as regras do jogo no mercado elétrico com o seu design e rendimento instantâneo. Este veículo contribuirá para reduzir as emissões de CO² e cumprir os objetivos europeus. Com este automóvel, pretendemos contribuir para a eletrificação de Espanha e do Mundo através da sua emoção desportiva, e queremos que a próxima geração de jovens faça parte desta transformação. Por isso, este veículo também ficará disponível por subscrição, com uma prestação mensal que incluirá o uso do veículo e outros serviços relacionados."

Para responder às exigências da nova geração de condutores e assegurar um modelo de vendas mais eficiente e sustentável para a marca, o segundo pilar estratégico da CUPRA consistirá em implementar uma nova estratégia de distribuição. O lançamento do CUPRA Born incluirá a implantação do modelo de agência, um sistema disruptivo que reforçará a presença online da rede de concessionários. Além disso, a marca quer aumentar a sua visibilidade nas ruas mediante a abertura de City Garage Stores em zonas centrais das principais cidades do mundo. Depois da abertura de espaços exclusivos na Cidade do México, Hamburgo e Barcelona, a CUPRA prevê inaugurar uma nova City Garage Store em Munique na segunda metade do corrente ano.

Com este novo modelo de vendas, a CUPRA quer expandir a sua rede global, chegando aos 800 pontos no final de 2022. Em complemento, a empresa planeia aumentar a sua equipa de assessores comerciais para os 1.000 CUPRA Masters, que serão o rosto humano da marca, centralizando a relação com o cliente desde o primeiro contacto até ao serviço de assistência automóvel.

Através da nova estratégia de distribuição, o CUPRA Born abrirá a porta a novos mercados internacionais e aumentará a presença da marca nos países mais eletrificados. Com os seus 500 quilómetros de autonomia e um desenho estimulante, a marca espera ampliar a base de clientes conquistando aqueles que procuram a tecnologia mais avançada com o mínimo de impacto ambiental, já que alguns elementos do modelo serão fabricados com material plástico reciclado. O CUPRA Born arrancará a sua produção na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a partir da segunda metade do ano. No final da apresentação, Wayne Griffiths anunciou que a marca está a trabalhar para que o protótipo CUPRA Tavascan se torne realidade.

O crescimento do universo CUPRA

Com uma gama de produtos e uma rede de distribuição global, o terceiro pilar da estratégia da CUPRA passa por gerar novas experiências e expandir-se a novos territórios, com a visão de inspirar o mundo a partir de Barcelona.

O diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócio e Operações da CUPRA, Antonino Labate, apresentou a pala de padel criada em parceria com a marca desportiva Wilson para o jogador da World Padel Tour e embaixador da CUPRA, Fernando Belasteguín. Com esta pala, que o jogador utilizará para disputar alguns torneios do circuito profissional, a empresa quer mostrar o seu empenho na expansão do padel, o desporto com maior crescimento na Europa.

Adicionalmente, Labate anunciou uma nova colaboração com De Antonio Yachts, uma empresa sediada em Barcelona e dedicada ao desenho do D28 De Antonio CUPRA, um iate com as cores icónicas da marca. As duas marcas trabalharam em conjunto no desenho de um iate com as cores icónicas da CUPRA. O diretor da marca anunciou que a ambição futura passa pela colaboração das duas marcas na criação de um iate com motor híbrido.

Uma vez que as pessoas e as suas emoções estão no centro da estratégia da marca, para encerrar o evento com pompa, a CUPRA apresentou o vídeo teaser de RPM, uma produção televisiva de ficção científica passada em 2101, ano em que as emoções estão proibidas e um grupo de rebeldes luta por acordar a humanidade. O teaser é protagonizado por artistas de primeira linha, como Natalia Reyes, estrela do último Terminator, o ator espanhol da série 30 monedas, Eduard Fernández, e a atriz nomeada para o prémio Goya, Juana Acosta. O anúncio contou com a intervenção de Vince Gerardis, Coprodutor Executivo de Guerra dos Tronos e do teaser do RPM, ao lado dos irmãos Uría e de Daniel Posada da Infinito Studios.