2021.7.2 PT/PT

CUPRA x Extreme-E: Uma odisseia elétrica.

Fiel à nossa visão de eletrificação e performance, a CUPRA orgulha-se de fazer parte da próxima série Extreme-E com os nossos parceiros de desportos motorizados sediados na Alemanha ABT.

O que é o Extreme E?

O Extreme-E é uma competição internacional off-road que leva as corridas de elétricos aos locais mais remotos do globo, e é a primeira série de competição a juntar pilotos masculinos e femininos. Este ano, um total de 5 corridas terão lugar em 5 locais extremos: deserto, glaciar, oceano, ártico e floresta tropical. A força por detrás das séries é destacar temas à volta das mudanças climáticas. O Extreme-E irá iniciar o programa Legacy, que ambiciona fornecer suporte social e ambiental aos locais onde as corridas são realizadas.

Equipa ABT CUPRA XE

Para alguns, os novos desafios podem traduzir-se em medo e incerteza, mas para outros, são estes mesmos desafios que os impulsionam a irem mais além. A equipa ABT CUPRA XE pertence à segunda categoria e está preparada para ser o impulso e liderar o caminho dos novos desafios.

Ao fazer parte do Extreme-E estamos a apoiar e a impulsionar a mudança global, uma causa que está no centro da nossa motivação. Com o lançamento deste ano da versão plug-in hybrid do CUPRA Formentor, bem como do nosso primeiro carro 100% elétrico, o CUPRA Born, aspiramos avançar mais na nossa viagem da eletrificação, oferecendo ao mundo uma performance progressiva e livre de emissões.

Ao fazer parte desta cruzada elétrica única, estamos preparados para a incerteza que irá certamente surgir à medida que desafiamos os limites e embarcamos num caminho em direção à aceleração da mudança.

Os carros Extreme-E

A corrida incorpora carros One-Design. Todos os competidores têm SUVs idênticos desde o design ao motor, até aos pneus. Cada carro vem equipado com uma bateria de 400kW com uma saída de 550CV e pode alcançar dos 0-100 km/h em apenas 4.5 segundos. Além disso, eles irão conseguir conduzir com uma inclinação de até 55 graus.

O carro de competição é desenvolvido pela Spark Racing Technology, enquanto que a bateria é produzida pela Williams Advanced Engineering. Vem equipado com uma estrutura tubular em liga de aço reforçado com biómio, bem como uma estrutura de colisão e grade de capotamento. Os pneus são construídos para resistir a condições extremas de clima e temperatura e são fornecidos pelo parceiro de pneus fundador Continental.

Conheça a equipa CUPRA

Temos orgulho da equipa ABT CUPRA XE ser representada pelos seguintes pilotos.

Claudia Hürtgen

Está entre os pilotos femininos mais notáveis da Europa com sucessos numa variedade de campeonatos de carros desportivos e de turismo. Em 2005 ganhou o VLN Endurance Championship, tornando-se na primeira mulher a vencer desde 1998. Mais recentemente, Hürtgen competiu na ADAC GT4 Germany e pela 15ª vez nas 24 horas de Nürburgring. Após 25 anos em competições desportivas, Hürtgen está agora a enfrentar um desafio totalmente novo e emocionante no Extreme-E.

Mattias Ekström

O ás sueco continua a sua história de 22 anos com a ABT Sportsline. Ekström destacou-se no mundo das competições como piloto de longos anos da fábrica Audi e tornou-se duas vezes campeão de DTM. Posteriormente competiu no FIA World Rallycross Championship com a sua equipa EKS, culminando com Ekström a ser coroado campeão mundial em 2016. Ekström juntou-se à CUPRA em 2019 como embaixador e parte do nosso futuro da eletromobilidade na pista.

A primeira corrida Extreme-E da série

A primeira corrida terá lugar na Arábia Saudita a 4 de abril, onde nos dirigimos para Al-‘Ula, o maior deserto continuo de areia. O foco desta corrida será a escassez da água. Prevê-se que nas próximas décadas, a disponibilidade de água reduza entre 10-30%, o que irá resultar que cerca de 700 milhões de pessoas se tornem refugiadas. O Extreme-E irá trabalhar com peritos locais e internacionais para preservar e restaurar os ecossistemas afetados pelo impacto da desertificação.

Este ano o Extreme-E irá lançar o GridPlay, um novo conceito de pontuação onde os fãs podem votar no seu piloto favorito. A equipa que angariar mais votos poderá decidir a sua posição na linha da corrida final. Convidamo-lo a fazer parte e votar no piloto que considera que merece obter esta vantagem na grelha.

Junte-se à equipa ABT CUPRA XE assim que o Extreme-E iniciar e mantenha-se atualizado para descobrir quem tem o impulso para resistir a este desafio extremo do inicio ao fim, independentemente do resultado.