Qual a pressão dos pneus ideal para conduzir?

Inibição de conduzir: Quais as causas e consequências?
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Para que a nossa condução seja sempre a mais segura possível, é necessário que o carro e todos os seus componentes se apresentem na melhor forma, sejam eles os travões, o sistema de iluminação ou a pressão dos pneus.

Da mesma forma que as solas dos sapatos garantem a estabilidade da nossa marcha, a pressão dos pneus tem uma ligação direta com a aderência que o carro tem à estrada evitando, quando está em níveis ideais, não só acidentes resultantes da perda de controlo do automóvel por perda de atrito ou vibrações no volante, como também o desgaste prematuro dos pneumáticos.

Qual é a pressão ideal para pneus?

Utilize sempre a pressão indicada pelo fabricante do seu automóvel.

Os construtores de automóveis investem, anualmente, milhões de euros e muito tempo no desenvolvimento e otimização de todos os componentes do automóvel, incluindo a pressão dos pneus, para a sua máxima eficácia e segurança.

Como referimos, fabricantes como a CUPRA que nos dão automóveis tão tecnológicos e seguros como os novos Formentor, Born (100% elétrico), Ateca, Leon e Leon Sportstourer que vêm equipados com assistentes pré-colisão, câmaras de visão 360º e park assist inteligente, consagram milhares de horas ao estudo e desenvolvimento dos componentes automóveis, incluindo, claro está, a pressão ideal para os pneus de determinado modelo.

Assim, para sua segurança e dos passageiros do seu carro, siga religiosamente as indicações do fabricante da sua viatura em relação à pressão dos pneus que, por norma, se encontra:

  • No manual de utilização que acompanha o automóvel;
  • Na porta do lado do condutor;
  • No tampão do combustível.

Contudo, tem ainda de ter em conta duas outras coisas: a possibilidade da pressão dos pneus da frente ser diferente da pressão dos pneus de trás e a pressão recomendada numa situação normal e quando o carro leva carga. No entanto o fabricante indica a pressão para estas situações.

Apesar dos novos modelos automóveis serem exemplos perfeitos da distribuição de peso por todo o veículo, a verdade é que a parte do automóvel onde está o motor é mais pesada, facto que obriga a que a pressão dos pneus seja maior para aguentar o peso.

Do mesmo modo, quando o carro está carregado (malas, animais de estimação, etc.), a pressão dos pneus deverá ser ajustada para a indicada pelo fabricante.

Ao que já dissemos até aqui, importa ainda referir que a pressão ideal para os pneus do seu carro irá variar de acordo com a marca da viatura.

Nota: fruto do uso, os pneus vão perdendo pressão ao longo do tempo (cerca de 0,07 bar/mês) sendo, por isso, essencial verificá-la com regularidade.

Os automóveis CUPRA têm um sistema de controlo de pressão dos pneus. Uma luz de aviso acende quando a pressão de ar de uma ou mais rodas é muito inferior ao valor ajustado pelo condutor, ou o pneu tem um dano estrutural.

Problemas que podem surgir de uma pressão incorreta nos pneus do carro

Trocar de pneus por desgaste rápido dos mesmos devido a uma pressão incorreta pode sair caro, quer em termos estruturais, quer em termos humanos.

Lembre-se, a verificação da pressão dos pneus é gratuita e pode ser feita em casa ou num posto de abastecimento de combustível e vai evitar os seguintes problemas:

  • Desgaste prematuro do centro e dos "ombros" dos pneus por pressão em excesso ou por defeito levando a um maior risco de rebentamento;
  • Redução da aderência do carro à estrada;
  • Vibrações que alteram a estabilidade do carro e, consequentemente, da condução;
  • Aumento da distância de travagem. Basta uma diferença de 1 bar (14 psi) em relação à pressão recomendada pelo fabricante para que, em piso molhado, a distância de travagem aumente em cerca de 11 metros;
  • Maior risco de aquaplanagem, especialmente quando os pneus apresentam uma pressão deficiente;
  • Maior consumo de combustível. Pneus com uma pressão inferior em 1 bar face ao recomendado pelo construtor pode fazê-lo gastar até mais um depósito de combustível por ano.

As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

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