Estreia mundial: CUPRA revela a sua ousada visão de futuro com o concept Tindaya
A CUPRA sobe ao palco no IAA Mobility 2025 para revelar o concept CUPRA Tindaya, a materialização da visão da marca e a base da sua futura linguagem de design.
“O concept CUPRA Tindaya não é um sonho, nem sequer uma ambição. É a nossa declaração CUPRA – e vai tornar-se realidade”, afirmou Markus Haupt, CEO interino da CUPRA.“Enquanto muitos se afastam do condutor, nós reforçamos o que mais importa – a ligação ao volante. O nosso foco será sempre a emoção de conduzir. Acreditamos na nossa Tribo, nos condutores: os nossos automóveis são pensados para que possam expressar-se plenamente.”
O CUPRA Tindaya deve o seu nome a uma montanha vulcânica que se ergue em Fuerteventura, parte das Ilhas Canárias, em plena zona selvagem do Oceano Atlântico. A sua rocha em tons de cobre evoca a assinatura da CUPRA, enquanto a sua forma bruta se conecta com os materiais e texturas da nossa linguagem de design.
O concept CUPRA Tindaya incorpora o caráter dramático da montanha que lhe dá nome, com um design exterior e interior que ganha vida a partir de uma ideia radical, mas simples: “Sem condutores, não há CUPRA”. Um concept car que representa a máxima expressão de foco no condutor, enquanto oferece uma experiência única, intensificando as emoções de quem está ao volante.
Uma revolução no ADN da marca
O concept CUPRA Tindaya revoluciona o ADN da marca. Puro e sem limites, foi criado com um único propósito: elevar as emoções ao máximo. Capta o espírito rebelde da CUPRA, um elemento central da filosofia de design da marca.
Tudo começa e termina com a iluminação do logótipo CUPRA. Ele representa a alma do automóvel. O logótipo acende a chama da vida na ‘black mask’ dianteira, tornando-se humanizado, vivo. A iluminação expande-se, da frente para o lado, ao ritmo de uma respiração viva, formando a pupila dos olhos do Tindaya através de três triângulos, como se o veículo despertasse. Essa energia irradia para cima até aos elegantes faróis, colocados no capot, onde três luzes triangulares progressivas revelam a nova assinatura icónica do concept Tindaya. É a transição “do digital para o físico”.
A dianteira apresenta um pronunciado “nariz de tubarão”, ladeado por quilhas aerodinâmicas que orientam o fluxo de ar para as entradas laterais. A inconfundível front black mask define a expressão e a personalidade do CUPRA Tindaya Showcar. A sua assertividade reflete claramente o ADN CUPRA. O movimento luminoso constante da black mask evoca a respiração ritmada do Showcar. O power dome do capot bifurca-se em ambos os lados do logótipo, com duas linhas vincadas e esculpidas, que ligam às barras de tejadilho e integram aberturas que destacam os compartimentos de bagagem dianteiros.
De perfil, as proporções marcantes do automóvel saltam de imediato à vista. O contraste entre o habitáculo e a carroçaria, com a sua postura Pushing Forward e forma esculpida, define o seu caráter ousado.
Com 4,72 m de comprimento, grandes jantes de 23’’, uma proporção de 1/3 de habitáculo para 2/3 de carroçaria e uma elevada distância ao solo, realçada pelo acabamento progressivo das cavas das rodas e do painel inferior lateral, o automóvel exibe proporções robustas. A silhueta fastback, em contraste com o habitáculo compacto e a carroçaria atlética e expressiva, define a personalidade do concept Tindaya.
Uma linha vincada percorre a carroçaria em forma de cunha, desde o para-choques dianteiro até à lateral, conferindo-lhe ombros atléticos que captam a luz e criam um forte contraste com a superfície esculpida. Esta linha prolonga-se, formando canais de ar atrás das rodas dianteiras, terminando nas secções traseiras e comprimindo a carroçaria antes de os ombros traseiros se projetarem.
Os pronunciados ombros traseiros, realçados pela nova assinatura gráfica icónica, “cortam” a superfície para revelar a fibra sob a pele. Sublinha-se, assim, a inspiração não convencional do automóvel: o corpo humano.
O tejadilho apresenta uma espinha estrutural central em forma de “ýpsilon”, que se liga visualmente às linhas do capot. É o ponto focal arquitetónico do caráter do veículo, tal como no corpo humano a “ESPINHA” representa o esqueleto revelado sob a pele. Esta estrutura integra dois painéis de tejadilho amovíveis.
A traseira completa a narrativa. Um duplo spoiler proeminente prolonga-se a partir do habitáculo, transmitindo a sensação de velocidade e exibindo uma combinação de perfis Shooting Brake e Fastback. As linhas fluem a partir dos ombros traseiros para enquadrar as luzes traseiras com uma “coast-to-coast digital mask”. Sublinhadas pela tecnologia avançada, as luzes traseiras parecem flutuar, com formas cortadas de modo preciso e com um recorte triangular esculpido que aloja uma fonte de luz interior. O para-choques traseiro integra duas zonas laterais, à semelhança da dianteira, unidas por canais de ar laterais para criar um acabamento unificado e orientado para a performance. Por fim, o ousado difusor traseiro acentua o caráter aerodinâmico do design e atua como um elemento marcante.
Um novo ícone que coloca o condutor no centro das atenções
Com o concept Tindaya, a CUPRA redefine o design interior com uma ideia radical, mas simples: “Sem condutores, não há CUPRA”. O habitáculo foi concebido como uma arquitetura totalmente centrada no condutor, inspirada no desporto motorizado e na tecnologia de ponta.
No coração do design encontra-se o Driver Axis – um painel de instrumentos esculpido em formas estruturais sobrepostas, que enquadra um ecrã freeform de 24 polegadas. O volante, inspirado no mundo das corridas e do gaming, integra botões satélite para controlo total sem distrações, enquanto a consola central elevada funciona como a espinha dorsal de um mono cockpit totalmente integrado, tátil e funcional.
A experiência é elevada através de interações phygital – a fusão do físico com o digital. No centro encontra-se a Jewel – uma interface sensorial e simbólica que desperta o veículo, ajusta os modos de condução e transforma a atmosfera através da iluminação, do som e das respostas ambientais. Uma faixa de projeção na base do para-brisas, comandos hápticos e um sistema de som de alta-fidelidade criado em colaboração com os especialistas da Sennheiser Mobility transformam o habitáculo num espaço imersivo e ressonante.
O interior apresenta uma configuração 2+2, com portas opostas de estilo saloon e os novos bancos CUPBucket de última geração: uma reinterpretação moderna da clássica Eames Lounge, que combina materiais sustentáveis, ergonomia de alto desempenho e luz ambiente envolvente.
O concept CUPRA Tindaya afirma-se como um novo ícone para uma nova era, fiel ao ADN CUPRA: um design musculado, emocional e orientado pela tecnologia – onde cada superfície convida ao toque, à emoção e ao prazer de conduzir.
Utilização inovadora de cores e de materiais
A carroçaria mate do concept CUPRA Tindaya transforma-se do dianteiro para a traseira, fluindo de um cinzento metalizado profundo, que evoca o Atlântico ali tão próximo, para um bege suave que funde a terra árida com os tons quentes da montanha.
Elementos transparentes cristalinos, integrados de forma harmoniosa na carroçaria e subtilmente iluminados com um tom cobre digital, projetam uma aura digital que reforça o caráter progressivo do veículo sem perturbar a calma do ambiente envolvente. No tejadilho, peças estruturais em alumínio produzidas em impressão 3D permitem que o design se adapte de forma orgânica às linhas fluídas do automóvel.
A fibra de linho Bcomp, tingida no mesmo tom bege da carroçaria, acrescenta uma camada de sofisticação sustentável e de performance. Este material não só garante elevado desempenho como também reforça o compromisso com uma mobilidade ambientalmente responsável. Sob a superfície, o design paramétrico dos revestimentos surge como nervuras orgânicas de folhas, conferindo ao concept Tindaya um visual de algo não inanimado, mas vivo.
No habitáculo, o Tindaya revela, também, a sua alma. Os bancos e a consola central, revestidos em pele vegan de base biológica, seguem com fluidez as curvas paramétricas da textura subjacente, revelando uma criatura pulsante e viva, que responde tanto ao ambiente como ao condutor. Num gesto dinâmico, a consola central transita de materiais suaves para rígidos em direção à traseira, acompanhando o fluxo natural do design.
O interior é rico em sensação de calor graças à microfibra em tom bronze encerado, que adiciona profundidade, textura e um toque refinado. Elementos estruturais interiores, também em alumínio impresso em 3D tal como no exterior, criam uma sensação de continuidade e de solidez.
Mas o verdadeiro coração do veículo é o Jewel, um prisma de vidro, elemento único e simbólico. Este material phygital atua como ligação sensorial entre o condutor e o automóvel. Através dele, o utilizador acede a experiências exclusivas CUPRA, onde modos de condução, luz, som e sensações táteis se unem de forma holística.
As peças interiores em vidro irradiam um brilho acobreado, traduzindo a evolução da aplicação da assinatura cobre da CUPRA.
Digitalização
Assemelhando-se a uma criatura em repouso, o concept CUPRA Tindaya desperta de forma phygital, fundindo gráficos digitais com elementos físicos marcantes. Segue-se uma receção calorosa, com luzes dinâmicas no exterior a guiar o caminho até ao interior espaçoso.
Alinhado com o Driver Axis, o grande ecrã central é complementado pelo CUPRA Monitor+, que projeta conteúdos e informações secundárias ao longo do para-brisas.
O volante em formato “yoke” garante que todos os elementos visuais essenciais e atalhos permanecem sempre visíveis, enquanto destaca os emblemáticos botões satélite e a nova disposição ergonómica.
No coração do interior encontra-se a Jewel: uma interface que permite interagir fisicamente com o comportamento do veículo e que funciona como chave para desbloquear novas experiências de condução. Esta interação é elevada através de uma orquestração perfeita de luz, som e visualizações digitais.
A natureza evolutiva do conteúdo digital proporciona um toque progressivo, em que não só o conteúdo principal, mas também os atalhos laterais e o CUPRA Monitor+ se adaptam às necessidades do condutor em cada momento da experiência.
Três modos selecionáveis diferentes intensificam as emoções de condução e posicionam a informação crítica exatamente onde é necessária nos ecrãs de alta-definição:
Experiência imersiva – Condução pura
Concebida como um catalisador de condução emocional sem distrações, esta experiência permite uma ligação profunda com o veículo através da fisicalidade digital. Gráficos marcantes e um layout minimalista acrescentam um toque humano acolhedor. Apenas a informação e as funções essenciais são exibidas, abrindo espaço para visuais refinados que ressoam com o design do interior e respondem ao ritmo do coração do automóvel.
Experiência Rider – Performance emocionante
Pensada para os amantes de adrenalina e da emoção, oferece uma performance eletrizante inspirada no ADN CUPRA. Toda a informação essencial surge agrupada na parte superior, libertando espaço para uma superfície digital dinâmica que reage à própria dinâmica do veículo. As forças G e o feedback da velocidade deslocam-se para o CUPRA Monitor+, enquanto os atalhos laterais se transformam para fornecer funcionalidades essenciais num só toque.
Envolvência com a Tribo CUPRA
Uma montra do potencial da mobilidade inteligente e conectada, com recomendações suportadas por IA e uma ligação direta à Tribo CUPRA. O CUPRA Monitor+ estende-se lateralmente para apresentar conteúdos conectados, permitindo uma ampla visualização 3D dos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), a par de widgets informativos no ecrã principal. Com a ativação rápida do CUPRA Radar, é dado acesso a um feed que inclui experiências personalizadas, transformando o papel do CUPRA Monitor+ numa porta de entrada para o envolvimento e interação com a Tribo.