A CUPRA EKS revela a sua excelente equipa de pilotos para o FIA ETCR eTouring Car World Cup deste ano - com Tom Blomqvist e Adrien Tambay a juntarem-se ao atual campeão do ETCR, Mattias Ekström, e a Jordi Gené, na equipa de carros de turismo totalmente elétricos.
Blomqvist, filho do campeão mundial de rally de 1984, Stig Blomqvist, tornou-se o campeão mais jovem de sempre da Fórmula Renault UK quando, com apenas 16 anos de idade, ganhou o título em 2010. Desde então, o sueco correu na Fórmula 3 alemã, DTM, Fórmula E e disputou várias vezes a vitória no Grande Prémio de Macau. O sueco de 28 anos também correu na Blancpain GT Series, FIA World Endurance Championship e no IMSA Sports Car Championship- vencendo tanto as 24 Horas de Spa (2018) como as 24 Horas de Daytona (2022), terminando em segundo lugar da categoria LMP2 no 24 Horas de Le Mans (2021) e em terceiro no Petit Le Mans (2019).
Tendo iniciado a sua carreira de corrida na Alemanha, Tambay, nascido em Paris, filho do antigo vencedor da Fórmula 1 Patrick Tambay, correu na Fórmula 3 Euroseries, Auto GP, GP3 (vencedor em Spa-Francorchamps) e no DTM. Tal como Blomqvist, o jovem de 31 anos irá estrear-se na FIA ETCR eTouring Car World Cup com a CUPRA EKS este ano.
Gené não precisa de apresentações à CUPRA, pois tem estado com a marca durante a maior parte da sua ilustre carreira de corrida. Como um dos melhores pilotos de carros de turismo do mundo, Gené - que terminou em quarto lugar na classificação dos pilotos do ETCR no ano passado - é fundamental para o desenvolvimento contínuo do CUPRA e-Racer, o primeiro carro de turismo 100% elétrico do mundo.
Ekström é o atual campeão do ETCR e fundador da EKS. O sueco de 41 anos é considerado um dos pilotos mais versáteis do mundo, tendo competido no FIA World Rally Championship, na NASCAR, nas 24 Horas de Bathurst e no Rally Dakar. É campeão mundial de Ralicross da FIA (2016), bicampeão de DTM (2004 e 2007), campeão sueco de carros de turismo (1999) e tricampeão da Corrida dos Campeões (2006, 2007 e 2009).
Quando fizer a sua estreia na corrida de 2022 na etapa de abertura do FIA ETCR eTouring Car World Cup em Pau Ville em França (6-8 de maio), o CUPRA e-Racer aparecerá com uma nova imagem. Com um design inspirado e influenciado pelo mundo digital, a carroçaria surge com multicamadas e uma cor camaleónica, em tons de verde e violeta vívidos, com formas gráficas com realces cinéticos em amarelo néon, sinalizando uma mudança revolucionária na estética da marca.
As inovações não são só no exterior. A otimização de peso do CUPRA e-Racer foi aprimorada, enquanto os reforços das peças o tornam ainda mais robusto. O carro terá também uma nova escotilha no tejadilho e janelas de plástico removíveis que permitirão o acesso médico ao cockpit, uma vez que esta entrada fica comprometida através das portas.
"Temos o enorme prazer em anunciar a nossa excelente equipa de pilotos da CUPRA EKS para o FIA ETCR eTouring Car World Cup deste ano", disse Xavi Serra, Chefe de Desenvolvimento Técnico da CUPRA Racing.
"Trazer pela primeira vez pilotos do calibre de Tom Blomqvist e Adrien Tambay para a série "all-electric" é muito especial, e temos a certeza de que eles se vão adaptar bem e conseguir bons resultados - com o Mattias Ekström e o Jordi Gené conseguimos a experiência, a técnica para vencer corridas e a continuidade que todas as equipas sonham ter."
"Mal posso esperar para começar a época. No ano passado, a equipa CUPRA EKS fez história. Este ano, o desafio é ir para o FIA ETCR e estou aqui para ajudar a alcançar este objetivo. A minha paixão pelas corridas não tem limites e partilhar esta paixão com uma equipa tão grande vai inspirar-me a dar o meu melhor na pista", disse Adrien Tambay, piloto da CUPRA EKS.
"Estou muito motivado. Acredito que esta será uma ótima experiência para mim, uma vez que o FIA ETCR está um passo à frente nas corridas elétricas. Estou orgulhoso de me ter juntado à CUPRA EKS para esta aventura. Estamos muito determinados, e o objetivo é vencer", disse Tom Blomqvist, piloto da CUPRA EKS.