CUPRA Tavascan Extreme E Concept: Uma aventura elétrica em direção à sustentabilidade. 

 

Estamos prontos para ultrapassar mais um limite à medida que revelamos o CUPRA Tavascan Extreme E Concept. O carro de corrida off-road totalmente elétrico é a próxima etapa da nossa aventura Extreme E Racing Series, que também sugere a linguagem de design a ser usada na futura produção em série do CUPRA Tavascan.

O CUPRA Tavascan Extreme E Concept integra um design exterior completamente novo com ADN 100% CUPRA e uma abordagem holística para material reciclável, tornando-o mais sustentável e ainda mais reparável e adaptável.

A série de corridas Extreme E envia equipas internacionais para competir com veículos 100% totalmente elétricos no Ártico, deserto, floresta tropical, glaciares e locais oceânicos em todo o mundo, colocando uma enorme procura nos carros de corrida.

"O CUPRA Tavascan Extreme E Concept é a próxima evolução do nosso carro de corrida 100% elétrico  off-road com ainda mais ADN CUPRA e uma dica de design na direção futura da marca. Mas também proporciona avanços técnicos", afirmou o Chefe de Desenvolvimento Técnico da CUPRA Racing, Xavi Serra. "O CUPRA Tavascan Extreme E Concept usa fibras de linho ao longo da carroçaria para melhorar a sustentabilidade e elementos impressos em 3D que podem ser rapidamente recriados para manter o carro de corrida fora da pista", acrescentou Serra.

O design dianteiro e traseiro do veículo que compete na primeira temporada da série de competições Extreme E mudou consideravelmente. A tecnologia LED oferece maior liberdade para produzir um veículo com ADN CUPRA; os faróis em três grupos triangulares de ambos os lados proporcionam um visual mais imponente. A iluminação é definida numa moldura impressa em 3D - uma tecnologia escolhida para dar ao CUPRA Tavascan Extreme E Concept uma vantagem sobre os concorrentes.

As peças impressas em 3D são mais eficientes, uma vez que podem ser fabricadas em apenas seis horas. Isto significa que a equipa pode adaptar-se às mudanças muito rapidamente; seja por causa de um incidente ou alterações na posição da luz, os componentes podem ser modificados num espaço de tempo muito curto sem a necessidade de ferramentas pesadas e caras.

A série de competições Extreme E, no entanto, tem como objetivo o aumento da consciencialização ambiental e o CUPRATavascan Extreme E Concept  também está a ultrapassar fronteiras, tornando o veículo ainda mais sustentável.

"O CUPRA Tavascan Extreme E Concept está incrível e além de ser totalmente elétrico, agora é ainda mais sustentável, utilizando materiais recicláveis e orgânicos como fibras de linho... Mal posso esperar para competir nesta versão recém-desenhada do Extreme E!", disse Jutta Kleinschmidt, piloto da CUPRA.

Construir o máximo possível da estrutura da carroçaria a partir de fibras de linho - extraídas da planta do linho - significa que os componentes de fibra de carbono podem ser substituídos, reduzindo assim o impacto dos veículos no ambiente. O material pode ser trabalhado da mesma forma, alcançando as mesmas formas e raios exigidos pelos engenheiros, o que significa que não há nenhum prejuízo para o desempenho do carro e um tipo de tecnologia que poderia facilmente ser adaptada à produção de futuros veículos.

A carroçaria revitalizada do CUPRA Tavascan Extreme E Concept é terminada com uma identificação que o ajudará a destacar-se quer esteja a correr no Ártico, deserto, floresta tropical, glaciar ou locais oceânicos. O carro de competição 100% elétrico off-road é terminado com acentos de cobre - uma marca CUPRA, textura paramétrica e linhas dinamizadas para ajudar o exterior a brilhar e mover-se à medida que o veículo se desloca pela paisagem. É terminado com um logotipo CUPRA sobreposto para criar um poderoso efeito 3D.

O CUPRA Tavascan Extreme E Concept está equipado com uma bateria de 53 kWh colocada atrás do cockpit para produzir uma distribuição real de peso traseiro e mede 2,3 metros de largura e mais de 1,8 metros de altura e pode ir dos 0-100 km/h em cerca de 4 segundos - cumprindo os regulamentos da série de corridas.

A CUPRA tem feito parte do Extreme E desde o início. Fomos a primeira marca automóvel a anunciar a sua participação, unindo forças com a ABT SportsLine como principal parceiro da equipa. A série Extreme E está a reforçar a nossa investigação em eletrificação, ao mesmo tempo que promove a mobilidade elétrica, a sustentabilidade e a igualdade de género.