Reciclagem e devolução

VEÍCULOS EM FIM DE VIDA (VFV)

Utilização otimizada de recursos de design e desenvolvimento técnico na CUPRA

Estamos a desenvolver interiores de última geração feitos de materiais reciclados e renováveis nos nossos veículos. O nosso objetivo é atingir uma percentagem de 40 % de materiais circulares nos nossos veículos até 2040.

Promovemos a inovação através da utilização de materiais reciclados e de base biológica nos nossos veículos. Em alguns locais dos interiores dos nossos veículos passámos a usar o fio SEAQUAL® YARN, derivado de plástico marinho reciclado, e a microfibra Dinamica®, produzida com 73 % de poliéster reciclado e através de um processo à base de água. Outro exemplo é a introdução de compósitos à base de linho da Bcomp para os bancos CUP tipo baquet em alguns dos nossos modelos.

A CUPRA S.A. está ativamente empenhada em projetos de investigação focados em aplicações de segunda vida e reciclagem, tal como o RELOAD (para impulsionar tecnologias de recuperação de materiais de alto valor na cadeia de valor dos veículos elétricos), o ECLIPSE (investigação de novas vias tecnológicas de reciclagem e recuperação de resíduos poliméricos complexos no final de vida dos veículos) e o TREASURE (para avaliar diferentes cenários de economia circular no setor automóvel).

As matérias-primas e a energia são bens limitados no nosso planeta. Por este motivo, a sua utilização sustentável é uma prioridade para a CUPRA. Estamos empenhados em avançar para uma economia circular: no fim da sua vida útil, um produto deixa de ser um resíduo para ser uma fonte de materiais que podem ser reutilizados. Uma gestão ambiental abrangente baseia-se em três fatores: tem início com o design e produção de veículos, continua com a otimização do suporte técnico da CUPRA e termina com a utilização correta do veículo e das respetivas peças no fim da sua vida útil.

RECUPERAÇÃO

Produção amiga do ambiente e conceção orientada para a reciclagem

A reutilização, a recuperação de peças, a redução de resíduos e o tratamento ecológico dos veículos são aspetos importantes da recuperação de veículos em fim de vida.

Para maximizar estes aspetos, são considerados os seguintes fatores, da fase de design até ao desenvolvimento de cada novo veículo:

  • Evitar a utilização de substâncias nocivas ao meio ambiente
  • Utilizar materiais reciclados tanto quanto possível
  • Dar prioridade à utilização de materiais recicláveis
  • Conceber sistemas de união e fixação de peças que permitam uma desmontagem rápida e simples
  • Identificar o material das diferentes peças, para facilitar a respetiva separação

REDUÇÃO DE RESÍDUOS

Tratamento sustentável de veículos em fim de vida

A CUPRA e outros fabricantes criaram o Sistema Internacional de Informações sobre Desmantelamento (IDIS) para garantir o tratamento ideal e ecológico de veículos em fim de vida e para cumprir as obrigações legais da diretiva relativa aos veículos em fim de vida. O IDIS fornece informações de pré-tratamento e desmantelamento a empresas de desmantelamento para as ajudar a produzir o menor impacto ambiental possível. A base de dados de informações contém instruções específicas sobre o tratamento mais adequado e ecológico de cada modelo - incluindo a eliminação de fluidos como óleo, combustível e líquido refrigerante - e a desmontagem de peças especialmente recicláveis.

Saiba mais informações sobre o IDIS.

PROCESSO

Quando o último proprietário decide pôr fim à vida de um veículo, este é transferido para um centro de abate autorizado, de modo a iniciar-se o processo de gestão do veículo.

Assim que toda a documentação adequada estiver concluída, o veículo é descontaminado. Este processo consiste na separação de componentes e materiais perigosos de uma forma controlada para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Componentes como, por exemplo, óleo, filtros, fluído dos travões, baterias, catalisadores e líquidos de refrigeração, entre outros componentes, são removidos do veículo, armazenados em recipientes separados e vedados (fornecidos para este efeito) e geridos de acordo com os requisitos legais aplicáveis.

Assim que o veículo tiver sido descontaminado, deixa de ser um resíduo perigoso. Em seguida, os componentes do veículo são recuperados para avaliação.

A fração de metal, tanto ferroso como não ferroso, é separada dos veículos e posteriormente vendida.

A restante fração contém uma série de materiais que podem ser utilizados como matérias-primas assim que forem separados e tratados: esta é a base geral das tecnologias chamadas de triagem pós-fragmentação.

As tecnologias de triagem pós-fragmentação representam uma alternativa ao desmantelamento de um veículo em fim de vida e fazem parte da estratégia CUPRA. Num futuro próximo, estas tecnologias devem expandir-se para outros países da UE.

Todos os modelos CUPRA são concebidos, desenvolvidos e produzidos em conformidade com o estipulado na Diretiva 2000/53/CE, assegurando que todos os modelos apresentem no mínimo uma reciclagem de 95%. Além disso, a recuperação de peças usadas e conjuntos (motor, caixa de velocidades) ainda contribui para a utilização sustentável dos recursos existentes e possibilita a aquisição de peças para reparações a preços económicos.

SISTEMA DE RETOMA DE VFV

Contacte o seu CUPRA Specialist mais próximo para saber onde deixar o seu veículo quando este estiver pronto para ser desmantelado. Poderá igualmente encontrar todos os centros de abate autorizados no website da Valorcar.

Sistema de retoma dos veículos em fim de vida

Desde 1 de Janeiro de 2007, a eliminação de todos os veículos elegíveis passou a ser da responsabilidade do fabricante, independentemente da data em que foram registados pela primeira vez. Isso significa que a CUPRA enquanto fabricante, em conjunto com os nossos importadores, é responsável por garantir que um veículo em fim de vida elegível seja levado para uma Instalação de Tratamento Autorizada sem custos para o último proprietário.

Os nossos importadores implementaram um sistema de retoma para fornecer aos clientes um serviço de retoma gratuito. Este serviço cumpre todos os requisitos para fabricantes e importadores conforme estabelecido na diretiva.

Para obter informações sobre os locais de entrega em cada estado-membro, visite a página web local da CUPRA.

Para mais informações sobre a diretiva dos ELV, visite a seguinte página web:

http://ec.europa.eu/environment/waste/elv_index.htm

Devolução e reciclagem

Baterias

As baterias não devem ser eliminadas no lixo doméstico. Saiba aqui o que fazer com as baterias em fim de vida.

Mais informações sobre a devolução de baterias

Equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida

Saiba mais sobre os seus direitos e deveres ao eliminar dispositivos elétricos ou eletrónicos antigos.

Mais informações sobre a devolução de equipamento em fim de vida