FABIKE para a CUPRA

O caráter desportivo em duas rodas.

Qual é a filosofia da Fabike?

Quando começámos a pensar quais seriam os valores da Fabike, decidimos que queríamos juntar todos os materiais e todas as tecnologias, juntá-los ao design e às vantagens de uma bicicleta de corrida de topo e disponibilizá-la ao ciclista urbano. Esta é uma bicicleta urbana que nunca vai desapontar, nem mesmo os ciclistas mais exigentes.

Qual a inspiração que origina estas peças específicas?

Fabio, o fundador da Fabike, vem de uma família italiana de ciclistas. Depois de ter vivido numa série de grandes cidades europeias, compreendeu que queria agarrar na sua tradição familiar e elevá-la ao nível seguinte: um conceito moderno e contemporâneo de bicicleta, transportá-lo para o mundo urbano, mas sem abandonar o espírito de competição.

Como é que entende a desportividade?

Para nós, a desportividade hoje em dia não são só as corridas, mas também sermos capazes de seguir o ritmo cada vez mais rápido da vida moderna.

Desportividade ou estilo? Ou torna-os compatíveis, tal como a CUPRA?

Nós garantimos que os nossos produtos oferecem uma coexistência total entre estes dois elementos. Têm sempre de se complementar, tal como um casal.

"Duvidamos sinceramente que se consiga encontrar algo semelhante a esta bicicleta urbana."

Que materiais usam para criar as vossas bicicletas? E para a bicicleta CUPRA? Porquê?

Só usamos materiais premium: fibra de carbono, titânio e ligas de alumínio anodizado de topo. Tudo tem de combinar com o posicionamento de mercado premium da nossa marca. Quando a CUPRA nos contactou, pediram-nos para fabricarmos algo de verdadeiramente inovador: tornarmos os nossos produtos ainda mais únicos, exclusivos e sofisticados. Foi por isso que fizemos uma série de investigações de forma a encontrarmos uma combinação singular de cores e materiais, tais como cobre e pele verdadeira. O resultado foi fantástico.

Tal como com os carros de competição, a sua leveza e aerodinâmica são aspetos fundamentais. Como se combinam estes dois elementos?

Prestamos muita atenção a estes dois elementos, especialmente o baixo peso. Quem ainda não está habituado a uma máquina de corrida pode, por vezes, não se aperceber das enormes diferenças que fazem os pequenos detalhes e isso também se passa na vida do dia-a-dia. É por isso que as pessoas que levantam uma das nossas bicicletas ficam verdadeiramente surpreendidas.

Tudo isto vem dos materiais extraordinários que anteriormente referi, combinados com outros componentes premium, tais como o sistema de transmissão por correia de fibra de carbono em vez da tradicional corrente de aço.

“Na verdade, nada se compara à Fabike para se poder criar uma definição real.”

Como são os seus processos de produção?

As nossas bicicletas não vêm pré-montadas. Na verdade, cada bicicleta é composta por mais de 100 peças diferentes. Encomendamos, verificamos e manufaturamos todas essas peças, uma a uma, garantindo que tudo é executado na perfeição. Todo este processo demora cerca de 4 horas por bicicleta.

A CUPRA é uma marca definida pela sua atenção ao detalhe, e a Fabike, claro, também. Que detalhe destacaria nesta bicicleta?

O que há de especial na bicicleta CUPRA é a sua combinação de guiador racing e travões de disco hidráulicos e da transmissão por correia de uma só velocidade. É claro, a juntar ao quadro em fibra de carbono. Duvido sinceramente que se consiga encontrar algo semelhante a esta bicicleta.

Como definiria esta bicicleta: uma bicicleta de competição para apreciar a cidade ou uma bicicleta urbana rápida?

Definitivamente, é uma bicicleta urbana rápida e única, feita para quem tem o caráter desportivo a correr-lhe nas veias.

Que tipo de mensagem acha que a CUPRA passa para o exterior, sendo uma marca de automóveis que também tem as suas próprias bicicletas?

Acho que é uma mensagem de desportividade contemporânea. Seja ao volante de um carro desportivo ou a pedalar uma bicicleta urbana, terá sempre a mesma sensação fantástica. Assim, acho que a CUPRA está a dizer: "Agora já se pode mover com a mais fantástica performance e estilo. Independentemente do veículo que escolha para chegar ao seu destino.".

Acha que a vossa marca e os vossos produtos refletem o espírito da CUPRA?

Totalmente!

A CUPRA cria o caminho. Acha que a FABIKE faz o mesmo? Como?

Absolutamente! Fomos a primeira marca de bicicletas a ter a coragem de oferecer às pessoas uma bicicleta verdadeiramente topo de gama, com performances de topo, um design estonteante e inovações técnicas fantásticas, especialmente focadas na condução urbana. Isto não é só arrojado, como também desafia a perceção do que deve ser uma bicicleta urbana de qualidade premium.