Leon e-Racer

Novo Leon Competición

A CUPRA revela o nome do seu automóvel urbano elétrico no Automobile Barcelona: o CUPRA Raval

Mais uma vez, a CUPRA e a SEAT estão de volta ao Automobile Barcelona, apresentando as suas mais recentes inovações e o forte compromisso da empresa com o desenvolvimento de veículos elétricos e com Barcelona.

 

Durante o primeiro dia do salão automóvel, Wayne Griffiths, CEO da SEAT e da CUPRA, confirmou o nome do futuro carro elétrico urbano da marca, o CUPRA Raval. Um nome que serve de homenagem ao bairro de Raval, no coração de Barcelona, e sobre o qual a campanha do alfabeto ROSALÍA já dava pistas.

 

"O Raval é uma das zonas mais surpreendentes de Barcelona. E hoje, estamos orgulhosos que o futuro carro elétrico urbano da marca tenha o seu nome e represente o seu espírito. Tal como fizemos com o CUPRA Born, queremos agora expressar a essência do Raval e continuar a inspirar o mundo a partir de Barcelona", explicou Wayne Griffiths.

 

A CUPRA também anunciou hoje que, juntamente com o embaixador da marca e ator Daniel Brühl, irá trazer a essência do seu "Bar Raval" em Berlim para a futura CUPRA City Garage, que abrirá no final deste ano na capital alemã.

 

O melhor primeiro trimestre da história

A SEAT S.A. anunciou o nome do seu futuro modelo CUPRA coincidindo com os melhores resultados de um primeiro trimestre da sua história. Entre janeiro e março, a empresa registou um lucro operacional recorde de 144 milhões de euros, uma melhoria de 139 milhões de euros em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, e um volume de negócios de 3,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 48% em relação aos primeiros três meses de 2022. Estes números históricos devem-se à CUPRA, que está a impulsionar o crescimento dos resultados financeiros da empresa.

 

Desde o seu lançamento em 2018, a CUPRA vendeu mais de 300.000 carros, superando todas as expetativas. Em 2022, a marca atingiu 4,4 mil milhões de euros de volume de negócios, 40% do total da empresa, tornando-se uma das marcas com maior crescimento na Europa e em Espanha. Os números deste ano também são positivos, com 46.600 unidades vendidas durante o primeiro trimestre de 2023, 83% a mais do que no mesmo período de 2022.

 

CUPRA Raval: O automóvel para a nova geração

"O CUPRA Raval não é apenas mais um carro. É um convite a uma nova geração, que espera algo melhor. Um automóvel urbano, rebelde e 100% elétrico, com caráter próprio e ligado à 'Geração Z'. Algo que é mais emocional", afirmou Wayne Griffiths.

 

 

A marca criou a interpretação mais radical da CUPRA num automóvel urbano elétrico inspirado no mundo das corridas.

 

O CUPRA Raval será produzido na sede da SEAT S.A. em Martorell. A empresa investirá 3 mil milhões de euros na transformação da fábrica da combustão para a eletrificação e produzirá automóveis elétricos a partir de 2025 com base na plataforma MEB Small do Grupo Volkswagen. A SEAT S.A. está a liderar o cluster Small BEV para diferentes marcas do Grupo Volkswagen.

 

Raval, Mais do que um nome

A ligação da CUPRA com Barcelona, e especificamente com o Raval, vai para além da atribuição do nome de alguns dos seus modelos aos bairros da cidade.

 

"A CUPRA quer ser um motor de mudança no bairro. Por esta razão, já estamos a falar com instituições e organizações do Raval para promover ações que ajudem os jovens", acrescentou Griffiths.

 

Sonhos tornados realidade

A CUPRA também apresentou pela primeira vez ao público o CUPRA Tavascan, o primeiro SUV 100% elétrico da marca, no Automobile Barcelona. O modelo foi apresentado pela primeira vez a 21 de abril em Berlim.

 

"É um sonho tornado realidade que começou há quatro anos no IAA Frankfurt Motor Show e que foi finalmente revelado há alguns dias no nosso evento Exponential Impulse. O CUPRA Tavascan é um novo herói para uma nova era, sonhado, concebido e desenvolvido em Barcelona", afirmou Griffiths.

 

O CUPRA DarkRebel, o carro de exposição digital da marca, foi também apresentado aos participantes no Automobile Barcelona. "O Dark Rebel é a derradeira interpretação do design da CUPRA para o futuro. Com o DarkRebel, queremos mostrar que os automóveis elétricos do futuro podem ser sensuais e provocadores", afirmou Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA.

 

Até agora, mais de 100.000 utilizadores já configuraram o seu DarkRebel através de uma experiência imersiva no Hyper Configurator. Os seus designs irão influenciar a futura versão física do carro de exposição, que poderá chegar muito em breve.