Um carro de competição 100% elétrico com um espírito rebelde. 

 

Estamos a repensar o conceito de corrida progressiva. O CUPRA UrbanRebel Concept é um carro de competição que junta o melhor da eletrificação, sustentabilidade e desempenho com a estética emocionante do mundo virtual. Este modelo reflete uma visão futura na linguagem de design do veículo elétrico urbano e deverá ser lançado em 2025.

Iniciar vídeo

 "O carro elétrico UrbanRebel é um projeto estratégico fundamental não só para a nossa empresa, mas também para o Grupo Volkswagen, pois o nosso objetivo é produzir mais de 500.000 carros elétricos urbanos por ano em Martorell para diferentes marcas do Grupo. Com um preço de entrada que ronda os 20-25.000€, este carro tornará a eletromobilidade acessível às massas e atingirá as metas do Green Deal", disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

Emocional e radical 

"O CUPRA UrbanRebel Concept injeta um visual de gamificação para o carro de competição", disse Jorge Díez, Diretor de Design da CUPRA. "Cada linha contornada e superfície esculpida no design é trazida à vida por um uniforme que usa partículas cinéticas para adicionar movimento à superfície à medida que a luz se desloca através dela."

O CUPRA UrbanRebel Concept tem por base o conceito de design do veículo urbano 100% elétrico, que será lançado em 2025. A versão de estrada vai misturar o design surpreendente e a dinâmica incrível e será baseada na plataforma curta MEB do Grupo Volkswagen. O CUPRA UrbanRebel Concept oferece 250kW de potência contínua e até 320kW no seu pico. Este modelo pode ir  dos zero aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Com um comprimento total de 4.186mm, uma largura de 1.795 mm e uma altura de 1.444mm, o carro sugere as proporções do futuro carro elétrico urbano num disfarce de competição.

Esta versão de competição influenciará a versão de estrada do carro elétrico urbano, onde os elementos principais são aprimorados para dar ao veículo um caráter ainda mais rebelde. Representa uma revolução na marca em direção a uma linguagem de design mais progressiva, mantendo os valores que identificam cada modelo CUPRA: a sua desportividade e caráter, tornando-a uma marca desafiante e não convencional.

Na frente, o nariz de tubarão foi criado usando uma superfície negativa para produzir uma expressão ousada e forte. Graças à combinação desses elementos, a  visão lateral dinâmica dá uma sensação de movimento em direção ao futuro. O seu gráfico da janela envolvente gera o efeito visual de um capacete de mota e dá continuidade entre as janelas ao redor de todo o carro para criar o efeito de um teto flutuante.

A traseira apresenta um design CUPRA icónico graças às suas proporções horizontais. Esses elementos-chave representam a nova forma gráfica para as luzes traseiras em combinação com o logotipo CUPRA iluminado. Além disso, o grande spoiler com luzes integradas - uma referência aos carros de corrida vistos no mundo virtual - proporciona um visual imponente e ousado sublinhado pelos fortes ombros musculares, enquanto na parte inferior há um grande difusor melhorando a eficiência aerodinâmica.

A carroçaria do carro tem temas angulares inspirados na era digital que se encontra com a a sua performance elétrica. Os apontamentos de cobre - característica central da marca - desempenham um papel fundamental no aprimoramento do ADN CUPRA, aumentado e intensificado com gráficos paramétricos altamente progressivos e fortes. A cor camaleónica, multicamadas da carroçaria com acabamentos iridescentes e apontamentos amarelos néon giram entre tons esverdeados e violetas, e mudam à medida que a luz se move através dele. Esta cor corporal de várias camadas reforça as principais linhas do carro e empurra os códigos para uma direção altamente emocional que mistura a eletrificação pura com a era digital.

O CUPRA UrbanRebel Concept vai fazer a  estreia mundial no IAA 2021 International Motor Show, e vai ser a prova viva de que as corridas e a mobilidade urbana podem unir-se para formar um veículo elétrico progressivo e inovador.