Pneu furado? Dicas para mudar o pneu

Pneu furado? Dicas para mudar o pneu
Pneu furado? Dicas para mudar o pneu
Pneu furado? Dicas para mudar o pneu

Independentemente do lugar onde nos encontremos, um pneu furado é, para a maioria dos condutores, um pesadelo, especialmente quando trocar de pneu não é o maior dos nossos méritos.

Infelizmente não temos uma bola de cristal que nos diga quando é que a nossa viatura vai pisar um prego ou embater numa saliência que acabe com o carro parado na berma da estrada com um ou mais pneus furados, mas é possível prepararmo-nos tecnicamente para quando nos deparamos com um pneu sem ar devido a um furo.

Além da técnica e dos instrumentos certos para trocar de pneu, há algo que pode contribuir para uma rápida resolução deste tipo de incidente: a conectividade. Sim, leu bem, a conectividade. Por exemplo, os modelos CUPRA Formentor, Born, Ateca, Leon e Leon Sportstourer vêm equipados com a inovadora tecnologia CUPRA Connect que lhe permite receber, em tempo real, no seu smartphone, todos os dados sobre o estado do veículo e notificar imediatamente os serviços de emergência e de assistência em viagem.

Se não tem um destes modelos ou se esqueceu do smartphone em casa e tem no seu automóvel um pneu furado, não é caso para entrar em pânico porque, ao longo deste artigo, vamos dar-lhe as dicas mais valiosas para trocar os pneumáticos do seu veículo de forma simples e rápida.

Pneu Furado? Algumas dicas para mudar o pneu

• Bloqueie as rodas

Para não correr o risco do carro resvalar quando estiver a trocar o pneu, a primeira coisa a fazer para realizar a troca em segurança é bloquear as rodas, engatando o carro em primeira velocidade e puxando o travão de mão. Se possível, evite imobilizar o carro num sítio inclinado.

• Coloque o colete refletor e o triângulo de sinalização

Após parar o carro e bloquear as rodas, deve colocar o colete refletor e ir à mala buscar o triângulo sempre que a operação de troca de pneu ocorra na via ou na berma da estrada. Nestas situações em que o veículo fica parado na via ou na berma da estrada e o condutor tem, entre outras coisas, de realizar operações na viatura, a não utilização do colete e a não sinalização de perigo através da colocação do triângulo dão azo a multas.

Para permitir que os outros condutores se apercebam que está a trocar o pneu, coloque o triângulo a 30 metros da retaguarda do seu veículo e ligue os quatro piscas.

• Desaperte (não totalmente) os parafusos da roda com o pneu furado

Antes de colocar o macaco para levantar o carro (mas não totalmente) deve retirar os protetores dos parafusos com a pinça de plástico, os parafusos da roda com a chave que faz parte do kit de ferramentas, de modo que quando utilizar o macaco lhe seja mais fácil retirar a mesma. Os automóveis CUPRA estão equipados com jantes especiais, com o tampão a cobrir apenas o centro da roda. Neste caso, não é necessário retirar o tampão para desapertar os parafusos.

• Levante o carro utilizando o macaco e retire os parafusos

É essencial que, quando faz a manutenção do seu carro, verifique se tem e em que estado se encontra o macaco do carro. Traga-o sempre consigo na mala do carro.

Com a certeza de que tem sempre o macaco na mala, quando tiver um pneu furado vá buscá-lo, coloque-o no ponto de apoio que, por norma, se situa no chassis por debaixo das portas e ao lado das rodas e que está preparado para o efeito.

Assegurando-se de que o macaco não se encontra inclinado e está ao lado do pneu que pretende trocar, levante a viatura até que as rodas estejam completamente no ar (cera de 5 cm chegam perfeitamente).

Com o carro nesta situação, tire os parafusos anteriormente desapertados e a roda do cubo.

• Verifique, periodicamente, a pressão do pneu sobresselente

Para que a etapa seguinte da troca de pneu se possa realizar, é importante que verifique, periodicamente, a pressão do pneu sobresselente. Com a pressão do pneu sobresselente garantida, é altura de o colocar no cubo e começar a apertar o primeiro parafuso, seguido do segundo na diagonal deste e por aí adiante. Aparafuse até que os parafusos fiquem justos.

Acondicione o pneu furado no lugar do sobresselente na mala.

• Baixe o carro e aperte os parafusos

Após baixar completamente o carro, faça uso da chave para aparafusar completamente os parafusos da roda. Aconselhamos que, após a troca de pneu, leve o carro à oficina para colocar um pneu definitivo e alinhar a direção do veículo.

Reparação de Pneus

Graças ao kit antifuros, podem reparar-se de forma fiável danos que um pneu tenha sofrido devido a objetos estranhos ou perfurações de até cerca de 4mm de diâmetro. Não deve remover qualquer corpo estranho do pneu. Após introduzir a massa vedante no pneu é imprescindível verificar a pressão dos pneus aproximadamente 10 minutos antes de iniciar o andamento.

Utilize o kit antifuros para encher um pneu depois de ter estacionado o veículo num lugar seguro e se estiver familiarizado com as operações necessárias e normas de segurança, e dispõe do kit antifuros correto. Caso contrário, contacte um serviço de assistência técnica.

O vedante dos pneus não pode ser utilizado nos seguintes casos:

● Se a jante tiver ficado danificada.

● Para temperaturas exteriores abaixo de -20 °C (-4 °F).

● Se os cortes ou furos no pneu superarem os 4 mm.

● Caso se tenha circulado com uma pressão de ar muito baixa ou com o pneu vazio.

● Se expirou a data de validade da embalagem do vedante.

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As fotografias dos veículos visam apenas mostrar uma reprodução do modelo a que a Campanha corresponde; o Cliente poderá encontrar diferenças entre aquela fotografia e o veículo em concreto, nomeadamente equipamentos opcionais. Pode confirmar toda a informação sobre o veículo (incluindo cor) junto do seu Concessionário.

Os preços são PVPR (preço de venda ao público recomendado) para Portugal Continental (incluindo impostos). Para informação quanto ao PVPR final do veículo, incluindo eventuais despesas, descontos ou benefícios adicionais, condições e modos de pagamento e ainda, quando aplicável, soluções de financiamento em vigor para a aquisição do Veículo e vantagens adicionais associadas à contratualização de solução de financiamento, deve contactar diretamente o seu Concessionário.

Os valores de consumo de combustível e os dados relativos a emissões de CO2 apresentados estão em conformidade com o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). O WLTP consiste num procedimento de teste mais realista, baseado em dados de condução reais, para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Embora os valores apresentados no configurador se encontrem de acordo com o WLTP, os mesmos são meramente informativos e não vinculativos, devendo ser confirmados junto de um Concessionário da Marca.

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